Últimas - Entrevistas
Murta: "Fiz por estar onde estou"
Aos 21 anos, Murta lançou o seu álbum de estreia - 'D'Art Vida'. Em entrevista, o músico fala deste primeiro trabalho, do início da sua carreira e de tudo o que já mudou.
Afonso Reis Cabral: “Na leitura encontramos armas para a vida”
Entrevista com o escritor de 29 anos que acaba de receber o Prémio José Saramago.
Jeffrey Archer: “Não podemos fazer algo diferente do que somos”
Apesar de só ter começado a escrever aos 35 anos, Jeffrey Archer é o único autor que foi Número 1 em ficção (15 vezes), contos (quatro vezes) e não ficção (diários).
Dino d'Santiago: «Fazemos todos parte da mesma cachupa»
Em entrevista, Dino d'Santiago fala-nos do seu mais recente álbum "Kriola", destacando as principais mensagens que procura passar com este trabalho. Fotos de Daryan Dornelles.
Rita Saias, presidente do CNJ: «Sabemos que é preciso continuar a dar voz aos jovens»
A presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Rita Saias, descreve o trabalho realizado durante a pandemia de Covid-19 e antecipa alguns dos próximos passos.
Marta Dúran: «A maior descoberta está sempre em nós»
Marta Dúran contou à Forum tudo sobre a sua viagem de boleia até à... Guiné-Bissau. Pelo meio, alguns conselhos para quem queira partir à aventura.
Constanza Ariza: "O TikTok tem espaço para toda a gente"
Constanza Ariza explica as principais características do TikTok e algumas formas de aumentar o alcance das partilhas.
Plutonio: “Falo pelas pessoas que não têm expressão própria”
Entrevista com Plutonio, numa altura em que o músico se prepara para atuar no Coliseu de Lisboa e no Hard Club do Porto.
Murta: "Fiz por estar onde estou"
Aos 21 anos, Murta lançou o seu álbum de estreia - 'D'Art Vida'. Em entrevista, o músico fala deste primeiro trabalho, do início da sua carreira e de tudo o que já mudou.
Afonso Reis Cabral: “Na leitura encontramos armas para a vida”
Entrevista com o escritor de 29 anos que acaba de receber o Prémio José Saramago.
Jeffrey Archer: “Não podemos fazer algo diferente do que somos”
Apesar de só ter começado a escrever aos 35 anos, Jeffrey Archer é o único autor que foi Número 1 em ficção (15 vezes), contos (quatro vezes) e não ficção (diários).
Pedro Teixeira da Mota: "A obsessão é um dos meus segredos"
Conhece melhor Pedro Teixeira da Mota, o humorista que, a 1 e 2 de novembro, terá lotação esgotada na sua estreia em nome próprio, no Coliseu de Lisboa.
ÀTOA: “Não nos transformámos em robôs”
Reduzidos a trio, os Àtoa apresentam ‘Sem Medos’, um disco recheado de singles de sucesso, já versando temas mais duros e não apenas o amor e seus derivados.
“A anorexia é como um vírus: Sentes o teu corpo a canibalizar-se”
A modelo Teresa Procopiak é a sobrevivente de um dos casos mais graves de anorexia de que há registo. Com 1,82m chegou a pesar apenas 29 kgs, num drama que durou 10 anos. Em entrevista à FORUM, falou sobre a experiência de lidar com esta doença.
Das ilhas, com amor
Graças ao tema 'Faith & Wine', Flávio Cristóvam foi o único português a vencer uma categoria da International Songwriting Competition, à qual concorreram 16 mil canções. Natural da Terceira, este cantautor de 30 anos apresenta agora os seus 'Hopes & Dreams' em forma de álbum.
Mafalda Creative: «Sermos genuínos faz com que gostem de nós»
Mafalda Creative tem apenas 20 anos mas é uma das mais populares youtubers nacionais, ao ponto de ter vencidoo prémio “Internet Star Portuguesa Favorita". Esta é uma oportunidade única de ficares a conhecê-la.
Profjam: "A minha assinatura é a liberdade de pensamento"
'Água de Côco', 'Tou B' e 'À Vontade' são os singles já em alta rodagem de '#FFFFFF', o álbum de estreia de ProfJam, nascido Mário Cotrim faz no próximo verão 28 anos.
Raul Minh’alma: «É um mito acharem que falo de amor»
Nos top nacionais de vendas de livros, Pedro Miguel Queirós já não é só o jovem nascido em Marco de Canaveses em 1992 e formado em Engenharia Mecânica (pela FEUP), mas antes Raul Minh’alma, o autor que graças a 'Foi Sem Querer Que te Quis' ocupa o primeiro lugar entre as preferências dos leitores portugueses, à frente de bestsellers internacionais.
STK e Mundo: "Quem nos está a ouvir consegue viajar entre dois mundos"
2019 arrancou com novo single de Sam The Kid e Mundo Segundo: Gaia/Chelas. Os rappers falaram-nos do seu passado, presente e futuro partilhado. Sem esquecer os conselhos para quem procura uma carreira como MC.
Neemias Queta: «Trabalhem muito quando ninguém está a ver»
Os olhos estão postos em Neemias Esdras Barbosa Queta, um rapaz de 19 anos, criado no Vale da Amoreira (Barreiro) mas que agora vive “o sonho americano” de um dia vir a jogar na NBA. Em entrevista exclusiva para Portugal, este estudante de Jornalismo conta-nos quantos passos deu, com e sem a bola, para ali chegar.
Hugo Carvalho: «Tenho de mostrar os dentes pelos jovens»
No seu segundo mandato enquanto Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Hugo Carvalho fala à FORUM sobre a defesa dos direitos dos jovens e a necessidade de se reforçar a aposta nesta geração. Entre ajustes e correções, uma certeza: "ser jovem, hoje, é ter o Mundo na mão, ter o mundo no bolso".
Sea: «A minha vida é tãoooo normal!»
Sea diz-se uma "nerd" de filmes de terror, apaixonada por bandas sonoras e com vontade de experimentar ser a atriz sobrevivente num slasher. É youtuber, autora de livros de auto-ajuda e de poesia bem triste, compositora e cantora. Prestes a lançar o seu primeiro CD, a rapariga com nome de mar e cabelo a condizer, confessou-nos que sentia falta da Música na sua vida e o que podemos esperar dessa estreia.
«Há bons videojogos feitos em Portugal»
Ricardo Campos é coordenador do projeto Indie X – uma plataforma de encontro para produtores de videojogos independentes inserida na Lisboa Games Week, evento que se realiza na FIL, de 15 a 18 de agosto, e no qual a Forum Estudante marcará presença com um stand. Em conversa com a FORUM, este responsável explica as principais qualidades destes títulos e o lugar que ocupam no mercado global. Os desenvolvimentos independentes, realça, oferecem "margem criativa para testar e fazer coisas novas".
Boss AC: «Ainda sinto que tenho muitas coisas para dizer»
Ontem, ou melhor, há 20 anos atrás, Boss AC foi o Manda-chuva. Hoje tem um disco novo e continua a rimar contra a maré, contando histórias pessoais. Amanhã, ou seja, nos próximos meses, não faltarão oportunidades para conhecer ao vivo este álbum. À sexta-feira ou noutros dias da semana.