#1 Engenharia Informática


foto projeto Engenharia Informatica

O curso de licenciatura de Engenharia Informática do Politécnico de Tomar assume uma "forte ligação ao mercado de trabalho através da associação a empresas nacionais e internacionais". Através destas relações com o meio empresarial, torna-se possível aumentar a empregabilidade e desenvolver vários projetos em parceria.

Um dos exemplos mais ilustrativo deste tipo de iniciativas é o IPT_OpenTech, iniciativa que vai na sua terceira edição e que estabelece parcerias tecnológicas estratégicas entre a licenciatura em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia de Tomar e as empresas.

 


No âmbito deste projeto, as empresas são convidadas a apresentar problemas que possam ser resolvidos pelos alunos do Politécnico de Tomar durante o decurso da unidade curricular de Projeto Final do 3.º ano da licenciatura em engenharia informática. Segundo revela o Politécnico de Tomar, está a em estudo extensão desta inciativa a outras unidades curriculares, nomeadamente do 1.º e 2.º ano, de forma a permitir a participação dos alunos desde o início da sua formação.

Ao longo destes três anos de existência, o IPT_OPenTech já contou com a participação de empresas como Altice Labs, Compta, Critical Software, Mitsubishi Fuso, Noop, SoftInsa e TagusValley entre outras.

Para saber mais sobre este curso, podes clicar aqui.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#2 Engenharia Eletrótécnica e de Computadores

 

foto engenharia eletrotecnica 2


O curso de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC) do Politécnico de Tomar afirma-se como resposta a um contexto regional e nacional que "carece de licenciados nesta área". Através de um curso reconhecido no espaço europeu, de cariz profissionalizante, é possível preparar os estudantes em trabalhos de investigação aplicada e de desenvolvimento experimental.

Esta licenciatura aposta ainda no complemento à formação através de um conjunto de atividades extracurriculares como seminários, palestras de docentes ou oradores convidados e visitas de estudo. Estes momentos são vistos como essenciais para a "formação científica e cultural dos alunos e a sua aproximação à realidade empresarial e industrial".

 

 

Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes são realizados em proximidade com a comunidade, empresas e instituições públicas aprofundando um dos eixos estratégicos do Politécnico de Tomar: "a integração do IPT na envolvente regional de proximidade”.

Para além de destacar a "procura elevada dos diplomados deste curso pelo mercado de trabalho", o Politécnico de Tomar realça ainda os vários projetos e parcerias com empresas que marcam esta formação, bem como os laboratórios VITA.IPT, DOMUS.IPT e o Centro de Investigação em Cidades Inteligentes (Ci2).

Para saber mais sobre este curso, podes clicar aqui.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#3 Engenharia Mecânica


Mecatrónica Automóvel


A elevada componente prática é um dos pontos destacados pelo Politécnico de Tomar para apresentar a sua licenciatura em Engenharia Mecânica. Graças a esta característica, é possível aos estudantes "consolidar os conhecimentos teóricos e teórico-práticos ministrados".

No mesmo sentido, a "forte integração e colaboração ativa com o tecido empresarial da região" reforça o conhecimento da realidade do mundo do trabalho, com um contacto próximo com empresas como a Mitshubishi Fusion Trucks, Sumol+Compal, Tupperware, EDP ou EMEF.

 

 

 

No cruzamento entre componente prática e a ligação ao mundo das empresas encontramos os estágios curriculares que permitem "a aplicação de conhecimentos de ponta em alguns dos domínios da Engenharia Mecânica através de um estágio, refletindo a formação especializada". Por estas razões, é também destacada a elavada taxa de empregabilidade.

Outras das formas de manter a licenciatura relevante, face às características do mercado, passa pela atualização constante das unidades curriculares ou pela inclusão de atividades criativas e práticas. Razões que levaram a que a licenciatura fosse distinguida pela SOLIDWORKS, em específico na área de Desenho Assistido por Computador (CAD).

Para saber mais sobre este curso, clica aqui.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#4 Licenciatura em Informática e Tecnologias Multimédia

 

foto de ITM


Inserida numa área com elevadas taxas de empregabilidade (Tecnologias de Informação), a licenciatura em Informática e Tecnologias Multimédia do Politécnico de Tomar aposta numa "forte ligação à indústria, em permanente atualização". A proximidade entre estudantes e docentes, que resulta num acompanhamento mais individualizado do percurso dos e das estudantes, é também visto como um fator que "se reflete nos resultados alcançados pelos diplomados".

Simultaneamente, este curso destaca o ajuste entre os conteúdos lecionados e as necessidades do mercado de trabalho na área das Ciências Informáticas, graças à "preocupação constante em acompanhar a evolução dos paradigmas e tecnologias da área".




A componente prática é também elencada como um dos pilares da atividade do curso, que resulta na realização de grande parte dos trabalhos em parceria com empresas regionais e nacionais, bem como com entidades públicas. Por outro lado, é reforçada a importância da investigação, com um crescente número de publicações e participações em artigos científicos, tal como artigos de investigação desenvolvidos em parceria entre docentes e alunos.

Está em curso um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que visa o estudo e desenvolvimento de métodos e algoritmos de deteção automática de similaridades de imagens gráficas. O trabalho está a ser realizado pelo Centro de Investigação em Cidades Inteligentes do Politécnico de Tomar e conta com a participação de alunos e docentes da Universidade KPI, da Ucrânia.

Para saber mais sobre este curso, clica aqui.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#5 Licenciatura em Gestão da Edificação e Obras


afa

Lecionado em parceria com a Escola Superior de Atividades Imobiliárias (ESAI), o curso de licenciatura em Gestão de Edificação e Obras salienta o seu "caráter inovador, especialmente pela capacidade de conjugar o conhecimento técnico da construção com o domínio da gestão". Este cruzamento tem como objetivo "colmatar a escassez de licenciados no domínio de uma área em franco crescimento".

O plano de estudo prepara os alunos para serem capazes de resolver problemas reais do setor da economia da construção, com um leque alargado de competências em áreas como atividade imobiliária, manutenção, reabilitação de edifícios e atividades de construção civil. Nestes domínios, há um especial foco na preparação para participação em equipas multidisciplinares.

 

 


Através da parceria com a ESAI, destaca o Politécnico de Tomar, é possível contar com a participação de uma instituição que se destaca pela exclusividade de atuação no ensino superior na área do imobiliário, enquanto o IPT conta "com a sua experiência em áreas como construção, património e reabilitação", para dar resposta a um mercado que evidencia "necessidade de maior abrangência do ensino superior".

Para saber mais sobre este curso, clica aqui.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#6 Licenciatura em Tecnologia Química


foto tecnologia quimica 1


"Uma maior qualidade, eficiência, flexibilidade, segurança e competitividade dos meios de produção na área da tecnologia química"
. É desta forma que o Politécnico de Tomar descreve o impacto da licenciatura em Tecnologia Química cujo lema é "Química e Tecnologia ligam-te ao Mundo".

Esta oferta formativa profissionalizante e especializada assume como prioridades o estímulo à inovação, o intercâmbio com instituições de ensino internacionais e o contacto com o mundo empresarial. Tudo isto, de forma a garantir "uma formação sólida e de base científica no domínio dos processos químicos ao nível laboratorial e industrial".

Processos laboratoriais, industriais e de serviços, planeamento e produção, gestão de sistemas de qualidade ou coordenação de planos de higiene e segurança são algumas das áreas em que se move o seu plano de estudos, que aposta ainda nas "competências transversais como autonomia e espírito crítico", que poderão ter continuidade no segundo ciclo de formação superior, com o Mestrado em Tecnologia Química.

Algumas das saídas profissionais deste curso são técnico de análises laboratoriais (químicas, microbiológicas, ambientais e biotecnológicas), técnico-comercial de produtos e equipamentos químicos, planeamento e gestão de sistemas integrados de qualidade, bem como direção de processos na indústria química.

Para saber mais sobre este curso, clica aqui.