#1 Aula Aberta da UAb

Especialista em educação a distância no Ensino Superior desde 1988, a Universidade Aberta (UAb) inclui na sua oferta formativa o espaço "Aula Aberta" -  uma plataforma que disponibiliza, em acesso aberto, um conjunto de temas e recursos de aprendizagem, explica a UAb. Neste espaço, vais poder encontrar "percursos de aprendizagem em diversos formatos". Os temas são variados e vão das línguas estrangeiras à geometria, passando pela ecologia.

Os cursos funcionam de maneira flexível, sem horários definidos, permitindo a autonomia na aprendizagem, sendo que existem três níveis de dificuldade. Para ter acesso ao conteúdo dos diferentes percursos formativos, os interessados devem fazer um registo gratuito. "Depois de fazer este registo, pode aceder a qualquer curso", explica a Uab. Existe também a opção de registo através da conta das redes sociais.

Para saber mais, visita: https://aulaberta.uab.pt/

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.

 


 

#2 Plataforma NAU


nau workshop

A Plataforma NAU - Sempre a Aprender disponibiliza acesso a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course). As formações são diversificadas e vão de cursos na área da Saúde ao Cyberbulling, Proteção de Dados Pessoais ou Educação para a Sustentabilidade.

Os MOOC são uma opção de educação a distância com popularidade crescente em todo o mundo. Durante o ano de 2019, mais de 110 milhões de estudantes frequentaram Cursos Massivos e Abertos Online (MOOCs), um aumento de 10% face ao ano anterior.

A NAU resulta da parceria entre Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Direção-Geral de Educação (DGE), Direção-Geral de Saúde (DGS), INA – Direção-Geral da Qualificação dos trabalhadores em Funções Públicas, IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e Secretaria-Geral da Educação e Ciência.

Sabe mais em: https://lms.nau.edu.pt/

 
Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.


 

#3 Harvard

A Universidade de Harvard disponibiliza, no seu site, um catálogo de cursos online, sendo possível pesquisar através das que são gratuitas. O resultado final são 64 cursos que vão da Programação à Gestão, passando pela Saúde ou Humanidades. As opções desta oferta formativa têm durações diferentes, sendo que, no mínimo, duram uma semana. Também é possível filtrar os resultados pelo grau de dificuldade (Introdutório, Intermédio e Avançado).

Na página HarvardX (a conta desta universidade na plataforma de Cursos Abertos Online e Massivos) também é possível aceder a mais de 100 cursos. A frequência é gratuita, sendo que a emissão do certificado implica o pagamento de uma "pequena quantia", revela a univesidade.

Sabe mais em: https://www.edx.org/school/harvardx e https://online-learning.harvard.edu/

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.


 

#4 SkillShare

A plataforma que pretende "Inspirar descobertas através da criatividade" tem uma secção de cursos gratuitos. Centradas nas novas tecnologias, estas formações focam-se, por exemplo, em adquirir técnicas do software de edição de vídeo After Effects, aprender a utilizar a linguagem JavaScript ou a criar os melhores GIFs online.

A SkillShare inclui 69 categorias diferentes de conteúdos educativos, sendo que, recentemente, disponibilizou a opção de obter os dois primeiros meses gratuitamente. Desta forma, poderás ter acesso a funcionalidades premium durante este tempo.

Sabe mais em: https://www.skillshare.com/browse/free


Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.


 

#5 edX e Coursera

As duas grandes plataformas internacionais de Cursos Massivos Abertos e Online (MOOCs) disponibilizam, entre si, cursos disponibilizados por quase 200 instituições de ensino superior mundiais. A Coursera é uma empresa privada e a edX define-se como uma instituição sem fins lucrativos. Ambas oferecem centenas de cursos gratuitos.

Mais de 20 milhões de pessoas estão inscritas na edX, com 120 universidades parceiras. Já a Coursera revela colaborar com 190 empresas e universidades e 45 milhões de utilizadores.

A conferência anual de 2020 da edX chegou a estar agendada para Lisboa, entre 19 e 22 de maio, tendo sido cancelada, devido ao surto do novo coronavírus.

Podes saber mais em: https://www.edx.org/ e https://www.coursera.org/