O que é?

Um Gap Year consiste num período de intervalo no percurso "tradicional" (Ensino Secundário - Ensino Superior - Mercado de Trabalho), para que te conheças melhor e saias da tua zona de conforto. Não existem fórmulas para fazer um gap year. Podes viajar, trabalhar, fazer voluntariado ou aprender uma língua nova, o importante é ter novas e diferentes experiências, fora da tua rotina diária.

 

Quando?

A melhor altura para fazer um gap year será antes de tomares decisões importantes que marcarão o rumo da tua vida. Por exemplo, antes de escolher um curso superior ou uma atividade profissional. Esta é, de resto, a utilização mais comum do conceito. Contudo, um Gap Year pode ser feito em qualquer altura da vida.

 

Gap Year Portugal oferece-te até 6.500€ "para a aventura da tua vida"

Se tens entre 18 e 27 anos, "esta é a tua oportunidade de fazer uma pausa e ir viajar pelo mundo", destaca a associação Gap Year Portugal. Inscrições abriram hoje. A Gap Year Portugal, em parceria com a Fundação Lapa do Lobo, abriu hoje as inscrições para a 6.ª edição do Concurso Gap Year Portugal.


Vantagens?

É uma fase de autoconhecimento, onde descobres o que gostas e o que queres fazer no futuro. Por outro lado, desenvolves as chamadas soft-skills ou competências transversais como flexibilidade, capacidade de tomar decisões, capacidade de comunicação e de resolver problemas. Podes ainda aprender novas línguas, por exemplo. Todas estas aprendizagens podem vir a ser muito importantes a nível profissional e pessoal.

 

Quanto tempo?

Tal como não há uma fórmula para o fazer, também não há uma duração definida. Ainda que a expressão remeta para um ano de duração, há quem faça um Gap Year em... seis meses. O mais importante é aproveitar ao máximo esse período, mesmo que seja curto. 

 

pexels photo 196667

 

Como financiar?

Este poderá ser o fator que levanta mais dúvidas e que faz com que muita gente não aposte num ano sabático. Contudo, há soluções que podem ser adotadas. Podes arranjar um trabalho temporário antes, para juntar dinheiro. Também podes, durante o próprio Gap Year, realizar alguns trabalhos que permitam reforçar as tuas economias. Durante o período de Gap Year, podes ainda ficar em casa de um anfitrião, ou tentar encontrar opções de alojamento mais baratas.

 

Como posso saber mais?

Em Portugal, existe uma ONG (Organização não Governamental)  dedicada a este tema: a Associação Gap Year Portugal. O seu objetivo passa por "consciencializar o nosso país para o conceito" e ajudar os jovens a torná-lo possível. Para saber mais, visita: https://gapyear.pt/.