#1 Médico/a ou Técnico/a Veterinário/a

 dog 91765 1920

A primeira entrada é a resposta dada, há muitos anos, a quem procura um caminho profissional que passe pode ajudar animais, em diferentes contextos (animais de companhia ou produção agrícola). A medicina não é o único caminho para esta missão, contudo. O técnico de Cuidados Veterinários planeia, organiza e executa um conjunto de tarefas na prestação de cuidados de saúde animal (como a assistência em urgências ou cirurgias, a preparação do material e o atendimento ao cliente). Podem ainda trabalhar em laboratórios de análises clínicas ou de equipamentos veterinários. Os profissionais desta área terão de ter um grande controlo emocional, empatia, resiliência e compromisso com a missão de salvar e cuidar animais.

 

#2 Oceanógrafo/a

buoy 1094912 1920

Nas suas tarefas, o ou a oceanógrafo/a estuda os processos físicos e químicos pertencentes às regiões marinhas e zonas costeiras. Isto implica estudar fenómenos como as correntes, as marés, a poluição, ou o papel do oceano no sistema climático mundial. No caso da Oceanografia Biológica, o estudo poderá também servir para medir o impacto da atividade humana e dos fenómenos naturais nos animais marinhos. Esta é uma análise focada nas variantes químicas, físicas e geológicas dos oceanos (diferenciando-se da Biologia Marinha, mais centrada nas relações entre espécies). Estes e estas profissionais terão de sentir gosto no contacto com a natureza, atenção ao detalhe e capacidade de organização e método.

 

#3 Zoólogo/a

parakeet 4896624 1920

Por definição, estes profissionais são biólogos especializados na área do estudo dos animais. As suas tarefas implicam investigar várias dimensões de um grupo de animais, por exemplo, a sua distribuição pelo planeta, os seus processos reprodutivos ou como se organizam. Este trabalho poderá ser realizado com recurso a trabalho de campo (recolha de informação), técnicas laboratoriais (análise) e recursos informáticos (tratamento de dados). Os seus conhecimentos podem ser aplicados em áreas como saúde pública, meio ambiente, indústria, entre muitas outras. Para além de interesse pelos seres vivos, deverá ter capacidade de organização, atenção ao detalhe, comunicação escrita e bons conhecimentos informáticos.

 

#4 Engenheiro/a Agrónomo

goat 4221549 1920

Dentro da área de Agronomia, um engenheiro poderá especializar-se na produção animal. Isto implica trabalhar em áreas como nutrição e bem-estar dos animais, acompanhando as várias etapas do ciclo produtivo, sendo que este trabalho poderá passar por áreas como investigação genética ou novas técnicas de alimentação ou maneio dos animais, por exemplo. Por essa razão, o trabalho de campo é muito frequente, visitando várias quintas ou complexos industriais, podendo também planear, licenciar ou executar explorações agrícolas. Como tal, o contacto com animais será uma constante, no seu dia a dia. O gosto pelo trabalho no terreno será importante, bem como a aptidão para áreas como a matemática e tecnologia.

 

#5 Psicólogo de Animais

cat 4422586 1920

Uma tendência recente, em cuidados veterinários, são as consultas de psicologia animal. Estas são garantidas por especialistas em medicina comportamental do animal, que procuram auxiliar animais (de companhia, mas não só) a resolver problemas de stress, depressão ou agressividade, por exemplo. Os tratamentos podem envolver medicação ou ações como o isolamento ou a inserção num grupo de animais, por exemplo. Tendo em conta que não existe uma formação superior exclusivamente dedicada a esta área, normalmente esta atividade são realizadas por veterinários, biólogos, psicólogos ou zoólogos. Independentemente da sua formação, estes e estas profissionais deverão ter uma grande capacidade empática, resiliência e controlo emocional, de forma a conseguir resolver os problemas.

 

Pin It