#1 Road Manager 

Enquanto os músicos estão na estrada, o road manager é a pessoa responsável por garantir que toda a logística da digressão corre bem. Marca viagens, aluga viaturas, articula com os locais dos espetáculos... no fundo, é o grande responsável pelas operações diárias dos músicos na estrada. Apesar de estudos nas áreas de organização de eventos ou comunicação serem benéficos, não existirem requerimentos a nível académico para se exercer esta profissão. Requer, por outro lado, um elevado nível de organização, espírito de liderança e uma boa capacidade de resolver problemas. 

#2 Engenheiro de som 

O trabalho de um engenheiro de som é invisível quando bem feito, mas bastante notório se for mal feito. É ele que mixa, masteriza e que se certifica que tudo vai soar bem nos teus fones, trabalhando desde a gravação até à pós-produção de uma faixa.  

Para que possas ingressar nesta área, existem diversos Cursos Técnicos certificados que poderás realizar. Se fores alguém com atenção ao detalhe, com gosto por trabalhar com diferentes equipamentos e softwares e com vontade de aprender constantemente, esta pode ser uma boa opção para o teu futuro. 

#3 Produtor Cultural 

Um produtor cultural é responsável pela organização e dinamização de eventos culturais. No fundo, ligando esta atividade à música, é alguém que procurará ativamente promover e organizar concertos em determinado espaço, procurando financiamento para o mesmo, contactando diretamente artistas (ou os seus agentes) e organizando equipas para que possa executar toda a sua organização. Licenciaturas nas áreas da Comunicação, Marketing, Organização de Eventos ou Relações-Públicas, vão dar-te todos os conhecimentos necessários para esta profissão. A nível extra-estudos, são importantes competências como a liderança, capacidade de comunicação, boa capacidade de organização e muita criatividade.  

#4 Assessor de Imprensa 

O assessor de imprensa é fundamental para a vida de um músico. É ele que divulga para os diversos meios de comunicação social todas as novidades sobre a carreira do artista: desde lançamento de músicas e álbuns até datas de concertos. Para trabalhares nesta área, licenciaturas como Ciências da Comunicação ou Relações-Públicas são o caminho ideal. Para além de uma boa capacidade de comunicação, precisas de ser organizado, criativo e orientado para objetivos, neste caso, o de colocar notícias sobre o teu cliente no máximo de meios noticiosos possível! 

#5 Agente 

Esta é uma função cada vez mais importante para o sucesso de um músico. O agente dirige a carreira de um artista ou grupo musical, mediando ligações com editoras, conseguindo contratos, agendando digressões e concertos e tratando de toda a parte administrativa da carreira do seu cliente. Marketing, Relações-Públicas, Organização de Eventos ou até mesmo Gestão são os caminhos académicos que mais chances te dão de acabares nesta área. Para além disso, deves ser alguém que procura conhecer bem a indústria musical. com elevado poder de negociação, espírito de liderança e capacidade de comunicação e de criar relações interpessoais.