Num contexto diferente do habitual, as comemorações do 25 de abril serão, este ano, à distância e em ambiente virtual. A Assembleia da República irá assinalar a data com um quórum mais reduzido e os vários eventos que estavam planeados foram alterados. No entanto, confinamento não quer dizer que não se festeje e, por isso, trazemos-te aqui algumas propostas para te associares à memória de abril.

#1 Liv(r)e


Com o mote «A Liberdade também canta em águas paradas», este projeto resulta de uma parceria entre a plataforma A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, o 23 Milhas e o colectivo Camaleão, e juntará músicos de origens geográficas diversas. Serão concertos de meia hora, contando com artistas como Clã, Galandum Galundaina, João Berhan, Pedro Mestre, Quiné Teles, Tiago Sami Pereira, Tiago Jesus, Edgar Valente, Adélia e João Francisco.

24, 25 e 26 de abril21h45 – A Música Portuguesa a Gosta Dela Própria.

Clica aqui para saber mais.

Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.



#2 Concerto de Paulo de Carvalho

 
O cantor de E Depois do Adeus, que foi uma das senhas da revolução, dará um concerto acompanhado ao piano para a Marinha Grande – o espetáculo começará com uma evocação de José Afonso pelos Taramela-Música Raiz Popular.

24 de abril – 22h35 – Câmara Municipal da Marinha Grande: clica aqui para saber mais.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.



#3 Concertos em Oeiras

 

O Município de Oeiras também vai celebrar esta data com muita cultura. Bárbara Tinoco, Elisabete Matos, José Fanha, Katia Guerreiro, Mário Laginha, Nicolau Santos, Paulo de Carvalho e Sérgio Godinho são alguns dos nomes confirmados.

24 e 25 de abril – Município de Oeiras.

Clica aqui para saber mais.


Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.



#4 Musicbox lembra José Mário Branco

 
O cantor José Mário Branco, marco cultural importante do período revolucionário, será evocado no Musicbox, que recupera assim o projeto Lisboa Capital República Popular. As suas canções serão recriadas por Luís Severo, Lavoisier, Fado Bicha, Selma Uamusse e Marinho e haverá outras intervenções artísticas.

25 de abril – ao longo do dia – Musicbox Lisboa.

Clica aqui para saber mais.
 

Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.


#5 “Underdogs Projeta”

 
A galeria Underdogs convida todos os que tenham em casa um projector a utilizá-lo para ilustrar as paredes das suas redondezas com obras artísticas digitais criadas por artistas a ela associados (os portugueses ±MaisMenos±, Add Fuel, AkaCorleone, Tamara Alves e Wasted Rita e o americano Shepard Fairey).

25 de abril – 21h-23h – Underdogs

Clica aqui para saber mais.