O Rock in Rio voltou para mais um fim-de-semana marcado por estreias no festival e regressos à cidade do Rock. No domingo, em conferência de imprensa conjunta, a Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio, Roberta Medina e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, confirmaram a mudança do Rock in Rio para o Parque Tejo, continuando a ser realizado neste local na edição de 2026.
Dia 22. Os irmãos tomam conta do palco Mundo
Os concertos no recinto começaram a partir das 15, com o artista português Filipe Karlsson a abrir o palco Galp. Seguiu-se, já no palco Mundo, Carolina Deslandes, que levou consigo nomes como Diogo Clemente e Van Zee para interpretar temas como A Vida Toda e À Tua Porta. Não me importo e a Saia da Carolina foram outros dos temas que a cantora portuguesa levou para animar a plateia que compunha o Parque Tejo na tarde de sábado.
Com os cachecóis ao alto, os festivaleiros que marcaram presença neste segundo fim de semana do Rock in Rio viraram as atenções em todos os palcos para o jogo da 2ª jornada da fase de grupos do Campeonato da Europa, Portugal x Turquia. A seleção das quinas alcançou um triunfo por 3 x 0 com golos de Bernardo Silva, auto-golo do central turco Samet Akaydin e Bruno Fernandes. Com esta vitória, Portugal carimbou a passagem aos oitavos-de-final e confirmou o primeiro lugar do Grupo F, restando agora saber quem serão os adversários na próxima ronda do Euro 2024.
Foto: Diego Padilha / RIRLisboa
Terminada a partida e com os fãs animados por mais um triunfo dos comandados de Roberto Martínez, chegou a altura de dar as boas-vindas a um nome que já é sinónimo de Rock in Rio: Ivete Sangalo. O furacão vindo do Brasil ajudou, como é seu costume, a levantar a Poeira, com o público a dançar ao ritmo da sua música.
O recinto ia-se animando. Ornatos Violeta, Leigh-Anne, os britânicos James, Dilsinho e o DJ Kura estavam a cargo da música que se ouvia nos palcos Galp e Tejo. No palco Tejo, os Ornatos Violeta celebraram os 25 anos do lançamento do álbum O Monstro Precisa de Amigos levando consigo alguns convidados, como Samuel Úria ou Gisela João.
Esta edição também marcou o regresso de Macklemore a Portugal. O artista conhecido por hits como Can’t Hold Us ou Thrift Shop, animou o parque Tejo cantando entre a multidão, apelando à paz e ainda houve tempo para um concurso de dança em palco entre duas fãs.
No entanto, o momento mais aguardado da noite, chegou com o concerto dos Jonas Brothers. Os norte-americanos que adiaram a sua tour em uns meses, utilizaram o Rock in Rio como preparação e no meio de um público que os viu crescer e cresceu com eles, trouxeram hits do filme Camp Rock e temas como Sucker, SOS e When You Look Me in the Eyes.
Dia 23. Do show de Ne-Yo ao banho de multidão de Pedro Sampaio
O último dia não é sinónimo de falta de energia. Antes pelo contrário, uma multidão voltou a encher a cidade do Rock que queria fechar mais uma edição do Rock in Rio com chave de ouro.
Quem estava a entrar dentro do recinto ouvia a energia chamativa de Danni Gato no palco Tejo, que inclusive convidou o artista português Djodje a subir a palco com ele. No palco Mundo, o ritmo da espanhola Aitana fez dançar o público com a música Mon Amour, remix do tema do intérprete espanhol Zzoilo.
Depois de Aitana aquecer a plateia, Ne-yo manteve a energia trazendo os seus “clássicos clássicos” e “futuros clássicos”, pedindo sempre o apoio vocal de quem assistia ao concerto. Este terminou com alta, com as interpretações de temas como Miss Independent, Play Hard, Time of Our Lives e Give me Everything.
Foto: Diego Padilha / RIRLisboa
Nos palcos Galp e Tejo, o dia celebrava-se em português, com nomes como Soraia Tavares, Anselmo Ralph, Luísa Sonza, Veigh (que se fez acompanhar de Bárbara Bandeira), ProfJam e Pedro Sampaio, este último que se emocionou com a moldura humana que marcou presença no seu concerto.
Com Camila Cabello no palco Mundo, houve uma apresentação do seu novo álbum com tempo para os antigos sucessos da cantora. Num cenário incomum para festival, a artista levou consigo para o palco um autêntico recreio, com balancés e até um parque de BMX onde houve lugar para muitas acrobacias.
Para terminar em grande, veio Doja Cat com todo o público a cantar e a dançar ao som de singles como Paint the Town Red ou Say So.