O North Music Festival (NMF) acaba de anunciar o cabeça de cartaz para o primeiro dia do evento: os Deftones. Três anos depois da passagem por Portugal, a banda norte-americana regressa ao nosso país para atuar no dia 22 de maio, na Alfândega do Porto. O ano de 2020 marca o lançamento do novo álbum do grupo, o nono da sua discografia, depois dos êxitos “Gore” (2016), “Koi No Yokan” (2012) e “Diamond Eyes” (2010). Os Deftones – vencedores de um GRAMMY com a música “Elite” – transformaram-se numa banda de culto, atravessando gerações em todo o mundo. Até aos dias de hoje, foram vendidos mais de 10 milhões de CD.
A banda composta por Chino Moreno, Stephen Carpenter, Frank Delgado, Abe Cunningham e Sergio Vega começou a sua “viagem” no mundo da música em 1988, em Sacramento, Califórnia. Os Deftones assumem um estilo mutável e sem barreiras, misturando o bonito e sedutor com tensão e agressividade. Temas como “Change”, “Minerva”, “Digital Bath”, “Passenger” ou “Be Quiet and Drive” representam alguns dos mais conhecidos êxitos dos Deftones. No entanto, o percurso do grupo ficou indelevelmente marcado pelo lançamento de “White Pony” (2000), álbum que foi distinguido pela Rolling Stone como 100 Greatest Metal Albums of All Time. Em 2018, a banda organizou e apresentou o seu próprio festival, intitulado como Dia De Los Deftones.
Os Deftones são a segunda banda confirmada para o North Music Festival, depois do anúncio dos The Script, que vão ser cabeças de cartaz do dia 23 de maio. O NMF marca o arranque dos festivais de verão em território nacional e, mais do que um festival de música em pleno coração da cidade do Porto, a organização, a cargo da promotora Vibes & Beats, assume que o evento proporciona ainda várias experiências como os passeios de barco com DJ, as jam sessions, a street food para todos os gostos ou os wine gardens. Para além do palco principal, o festival conta ainda com mais três palcos com a garantia de uma programação diversificada. A primeira fase de bilhetes é limitada e já está disponível na Ticketline. O preço do bilhete diário é de 50 euros e os passes para os dois dias têm um valor de 75 euros.