Depois da Trilogia da Casa, composta pelos discos “Do Quarto” (2013), “Sala de Estar” (2017) e “Casa Vazia” (2019), Carlos Leitão apresenta em 2022 o seu novo álbum, “Simples”, um ato de apego às raízes e de consciência artística. Como em tudo na sua vida, defende a simplicidade como forma de resposta à maior parte das suas questões.
Carlos Leitão assina 10 dos 11 temas de “Simples”, ficando o fecho do disco a cargo de Tiago Torres da Silva e Paulo de Carvalho. Entre o fado tradicional e as suas próprias composições, o cantor concebeu o disco assente na matriz da simplicidade, desde os títulos dos temas aos arranjos musicais, também da sua autoria. O dueto com Paulo de Carvalho, em “O biltre”, e as composições de João Filipe e António Zambujo juntam-se ao caminho daquele que Carlos Leitão considera inequivocamente o seu melhor disco.
"Ser simples é a coisa mais difícil que existe. E quase sempre também é a mais bela de todas as coisas. É ser singelo, não duplo, sincero, mas também significa ser só e único. Mais do que tudo o resto, este que provavelmente será o meu último disco físico é, como nunca, o reflexo do que sou e defendo a projetar-se insistentemente na mais bela música que conheço", afirma o cantor.
Para este álbum, o cantor contou com o seu set de músicos de sempre: Henrique Leitão e Bruno Chaveiro (guitarras portuguesas), Luís Pontes (viola) e Carlos Menezes (baixo). Para o grafismo, escolheu o bom gosto e a simplicidade de Ana Faísco (Atelier Mosaicos d’ Alcaria), a captação e a gravação do disco ficaram a cargo de Fernando Nunes, do estúdio Pé de Vento, e a capa foi desenhada pelo Padre Clemilson Bernardes, amigo pessoal que escolheu a iconografia para homenagear as coisas simples da vida de Carlos Leitão.
O disco já está em pré-venda e podes comprar aqui.