Fazer um período de mobilidade pode ser uma forma de "melhorar as competências pessoais, profissionais e linguísticas", começa por recordar o Politécnico de Tomar. É por essa razão que, esta instituição de ensino superior oferece várias soluções aos seus estudantes, para que possam escolher a que melhor enquadra no seu perfil. Conhece três opções.


 

#1 Programa Erasmus+

Erasmus

 
Este conhecido programa europeu abrange dois tipos de mobilidade: mobilidade de estudos (realização de um período de estudos numa instituição de ensino superior de outro país participante) e mobilidade de estágio (realização de estágios em empresas, centros de formação, centros de investigação ou outras entidades de outro país). Para além dos Estados-membros da União Europeia, o programa inclui ainda protocolos de cooperação com a Macedónia do Norte, a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Turquia, no âmbito do Programa KA103 e com outros países fora da Europa, no âmbito do Programa KA107. 

Para realizar um período de estudos em mobilidade, os estudantes necessitam de ter concluído o primeiro ano do curso (em cada ciclo de estudos), podendo estudar entre 3 a 12 meses num outro país. Já os estágios podem ser feitos em todos os ciclos de ensino e até um ano depois de ter terminado o mesmo, com as durações a variarem entre 2 e 12 meses. É ainda possível fazer mais do que uma mobilidade de estudos ou de estágio (desde que não seja ultrapassado o limite total de 12 meses).

 


"Foi uma experiência única e inesquecível. Se pudesse, ia outra vez, porque conheci muitas pessoas que nunca hei-de esquecer, uma cultura diferente e aprendi muitas outras coisas que me fizeram crescer"
Águeda Varela, estudante de Comunicação Social que fez Erasmus na Lituânia


 

Financiamento e apoio

Para cobrir os gastos envolvidos com um período de mobilidade internacional, o programa prevê a atribuição de uma bolsa. O valor deste apoio financeiro foi definido pela Agência Nacional Erasmus+, tendo por base os custos de vida de cada país. Podes consultar a tabela de bolsas através deste link.

Por outro lado, durante o teu período no estrangeiro, é também oferecida a possibilidade de fazer um curso de línguas online, para melhor te adaptares ao idioma e cultura local. No final, é atribuído um certificado do nível alcançado.

 

Vídeo realizado pelo IPT com estudantes Erasmus+ Incoming (2019/2020)


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.