Qualquer interessado pode frequentar um Curso de Aprendizagem, desde que tenha menos de 25 anos, o 9ª ano de escolaridade e ainda não tenha concluído o Ensino Secundário. 

Depois de concluído com sucesso, estes cursos garantem ao diplomado o 12.º ano de escolaridade e ainda uma qualificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações. Tudo isto, sem esquecer a possibilidade de continuar os estudos no Ensino Superior.

Os cursos têm uma duração de 3700 horas (cerca de 2 anos e meio) e preparam para o desempenho de uma profissão. Ou seja, a ideia é permitir uma aprendizagem “ao vivo”, complementando a teoria com a prática. Por essa razão, 40% da formação é realizada numa empresa (cerca de nove meses).

 


 

Cursos de Aprendizagem

O que são?
Cursos que permitem obter, ao mesmo tempo, uma certificação escolar
(o 12.º ano de escolaridade) e profissional (a inserção no mercado de trabalho)

Qual a duração?
Têm a duração de 3700 horas, ou seja,
cerca de dois anos e meio de formação.

Como se estruturam?
Incluem componentes Tecnológica, Científica e Sociocultural,
bem como de Prática em Contexto de Trabalho (40%).

Onde se pode fazer a inscrição?
Para saber mais sobre os Cursos de Aprendizagem, podes visitar www.iefp.pt


 

Uma vez que a regra, nos Cursos de Aprendizagem, é “aprender fazendo”, a oferta formativa é centrada sobretudo em áreas de natureza tecnológica. A cada ano, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) – a entidade responsável por estes cursos – atualiza a oferta existente às necessidades de contratação das empresas, de forma a garantir a sua empregabilidade.

Durante um Curso de Aprendizagem, os formandos têm ao seu dispor vários apoios. Desde logo, recebem subsídio de refeição e de transporte, bem como uma bolsa de profissionalização. Em alguns casos, poderá ser ainda atribuída uma bolsa mensal para material de estudo e um subsídio de acolhimento.

Para saber mais sobre os Cursos de Aprendizagem, podes visitar www.iefp.pt, onde encontras informação sobre o curso que mais te interessa e poderás fazer a tua pré-inscrição. Para encontrar ajuda especializada, também podes dirigir-te a um centro de emprego, a um centro de formação profissional, ou a um centro Qualifica do IEFP. Conhece o testemunho de quem já escolheu um Curso de Aprendizagem. 

 

“Quem escolher um curso de aprendizagem, não se irá arrepender”

Tatiana Ferreira 1

Tatiana Ferreira, diplomada do Curso de Aprendizagem Rececionista de Hotel no Instituto de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, Portimão

Assim que comecei o Curso de Aprendizagem, apercebi-me que tinha tudo para correr bem. A equipa formativa é muito acessível e profissional, temos formadores com experiência na área e que nos deixam bem preparados para o estágio e para o mercado de trabalho. Acabei o estágio com média de 19 e conclui o 1° período com média de 17, tudo graças aos formadores do nosso curso, a quem agradeço. Sugiro a quem esteja indeciso quanto ao seu futuro, como eu estava, que se decida pelo ensino no IEFP. Não se irá arrepender e sairá muito bem preparado para o futuro, mesmo para o ensino superior (o meu próximo objetivo)”.


“Voltaria a fazer tudo outra vez”

Diogo Teixeira 1

Diogo Teixeira, 20 anos, diplomado do Curso de Aprendizagem Técnico de Mecatrónica nível 4 no IEFP de Vila Real, Constantim

Escolhi este curso devido ao meu gosto pela área da mecatrónica. Sabia que, num curso de Aprendizagem, teria uma boa oportunidade de ingressar rapidamente no mundo do emprego, nomeadamente através da componente Formação em Contexto de Trabalho. O facto de haver uma preocupação grande com a prática também motivou a minha escolha. Essa é a melhor forma de nos prepararmos calmamente e com a ajuda dos nossos formadores para as exigências do mundo profissional. Estes cursos são uma opção muito boa, para vários perfis – tanto para quem procura uma certificação escolar (o 12.ª ano), como quem, como eu, procura trabalhar numa área em específico. Voltaria a fazer tudo outra vez.

 

“Estes cursos levam-nos por caminhos novos e interessantes”

Angela Rosa 5

Ângela Rosa, 20 anos, diplomada do Curso de Aprendizagem de Maquinação e Programação CNC do IEFP de Évora

“Optei por entrar num Curso de Aprendizagem, no IEFP de Évora, por pensar que tem uma dinâmica completamente diferente de uma escola secundária. Sabia que poderia encontrar cursos ligados a várias profissões e acabei por escolher Maquinação e Programação CNC, por querer ligar o meu futuro à área da tecnologia. Hoje, sinto que consegui esse objetivo. Ainda nem tinha acabado o curso e já tinha contrato de trabalho assinado com uma empresa, o que mostra a forma como o curso nos prepara para o mercado de trabalho. Entretanto, decidi ingressar no Ensino Superior e entrei no curso de Biomecânica, no Instituto Politécnico de Leiria. Recomendaria esta opção a um jovem, sem dúvida. Estes cursos levam-nos por caminhos novos e interessantes, diferentes de outros tipos de Ensino”.