O gosto de Miguel Moura pelo voluntariado já vem dos seus tempos no ensino secundário. Chegado ao Ensino Superior, rapidamente procurou novas oportunidades nessa área. Foi assim que chegou ao núcleo de voluntariado da Católica Porto (CASO). Depois de um primeiro momento de formação, em que lhe deram a conhecer as várias possibilidades, Miguel começou o seu trabalho de voluntário, tendo participado, ao longo dos últimos anos, em várias ações na cidade do Porto. 

 Ao longo do último ano, a pandemia da Covid-19 trouxe um reforço da participação estudantil, conta Miguel. “Houve uma adesão enorme por parte dos estudantes”, conta, recordando o momento de formação que abriu o presente ano letivo e onde foi possível encontrar muitas caras novas. “O contexto que vivemos levou a um reforço da solidariedade e do desejo de ajudar. É isso que vejo nos estudantes”, acrescenta. 

 

A partir da sua experiência no terreno, Miguel garante que esta ajuda é necessária como nunca. Um dos projetos em que os estudantes da Católica Porto podem participar é a “Porta Solidária” – uma iniciativa que, há mais de dez anos, serve refeições a pessoas necessitadas. Antes da pandemia, revela Miguel Moura, eram servidas 150 a 200 refeições diárias. Atualmente, esse mesmo valor ultrapassa as 500 por dia. “Foi um momento marcante para mim”, destaca o estudante: “Fez-me perceber a dimensão das dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19”. 

 


Se procuras financiamento para uma ação de estudantes para combate à Covid-19, inscreve-te na plataforma Transforma Portugal



Através da CASO, os estudantes têm levado a cabo várias ações de combate a essas mesmas consequências, garante Miguel. Dar explicações por Zoom a estudantes do ensino básico e secundário é um dos exemplos destacados, bem como o apoio prestado a idosos, nomeadamente em situações de isolamento. Através desta experiência, há muito para ganhar, conclui o estudante: “No terreno,
ganham uma coisa fundamental – a capacidade de empatia, de compreender o outro e as diferentes realidades que existem”.                 

Por todo o país, estudantes do Ensino Superior mobilizam-se para fazer frente às consequências sociais da pandemia da Covid-19. Apoio a estudantes, idosos ou sem-abrigo são alguns dos exemplos das muitas ações em que participou a comunidade estudantil, durante os últimos 12 meses. Conhece vários exemplos na edição deste mês da revista Forum Estudante. E se procuras apoio financeiro para uma ação de estudantes para combate à Covid-19, inscreve-te na plataforma Transforma Portugal. 

Conhece mais histórias de estudantes que combatem a pandemia:
#1 O primeiro passo de Susana
#2 Como Miguel encontrou um sentido

#3 Joana e Diana criaram "um porto de abrigo"
#4 Nicole partilhou histórias, para criar ligações
#5 Mariana abriu janelas entre gerações
#6 Francisco ofereceu flores e "espalhou vida"
#7 Miguel e o desejo de ajudar