Na primeira vez que prestaram apoio a pessoas sem-abrigo, no âmbito do projeto Saúde Sobre Rodas, Joana Rodrigues e Diana Santos perceberam a dimensão das necessidades desta população. Isto porque, ao chegar ao local, encontraram várias pessoas que esperavam os seus cuidados. “Foi um momento marcante”, conta Joana Rodrigues: “Fez-me perceber que estávamos a fazer a diferença e quanto estas pessoas precisavam de nós”. 

 

 

O projeto Saúde Sobre Rodas existe há cerca de 10 anos, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, contando com a participação de estudantes no apoio à população sem-abrigo. Durante a pandemia da Covid-19, foi identificado um agravamento do afastamento dos sem-abrigo dos cuidados de saúde. A partir de outubro, conta Diana Santos, os estudantes iniciaram a realização consultas de rastreio junto desta população, efetuando testes aos diabetes, à hipertensão arterial, apoiando a gestão de medicação e realizando sessões de educação para a Saúde no contexto da Covid-19. 

O trabalho no terreno permitiu às agora enfermeiras conhecer a realidade dos sem-abrigo da cidade e as suas necessidades, conta Joana Rodrigues:Houve uma grande adesão desta população, que via nestas consultas um ‘porto de abrigo’”. As consultas eram procuradas não apenas por razões de saúde, mas também como forma de encontrar ajuda e aconselhamento. “Esta experiência mostrou-nos a importância do trabalho em rede para responder a problemas sociais. É muito importante ter a possibilidade de encaminhamento para instituições que possam dar uma resposta integrada”, acrescenta Diana Santos.  

 


Se procuras financiamento para uma ação de estudantes para combate à Covid-19, inscreve-te na plataforma Transforma Portugal


 

No total, o projeto da ESEnfC já apoiou cerca de 50 sem-abrigo, sendo que este não é um apoio absolutamente pontual, ao existirem vários momentos de contacto com a mesma pessoa. Numa altura em que já terminaram o curso, Diana e Joana continuam a participar no projeto. “Penso que este contexto de pandemia mostrou a todos que é necessário olhar mais para o que nos rodeia e não fazer de conta que não vemos certas situações”, destaca Joana Rodrigues, antes de concluir: “Esta população precisa de apoio e necessitamos de encontrar soluções para os seus problemas”. 

Por todo o país, estudantes do Ensino Superior mobilizam-se para fazer frente às consequências sociais da pandemia da Covid-19. Apoio a estudantes, idosos ou sem-abrigo são alguns dos exemplos das muitas ações em que participou a comunidade estudantil, durante os últimos 12 meses. Conhece vários exemplos na edição deste mês da revista Forum Estudante. E se procuras apoio financeiro para uma ação de estudantes para combate à Covid-19, inscreve-te na plataforma Transforma Portugal. 

Conhece mais histórias de estudantes que combatem a pandemia:
#1 O primeiro passo de Susana
#2 Como Miguel encontrou um sentido

#3 Joana e Diana criaram "um porto de abrigo"
#4 Nicole partilhou histórias, para criar ligações
#5 Mariana abriu janelas entre gerações
#6 Francisco ofereceu flores e "espalhou vida"
#7 Miguel e o desejo de ajudar