Chegou ontem ao fim a viagem pelo interior das doze escolas da Rede Escolar do Turismo de Portugal. No âmbito do Open Day Virtual que se realizou entre 28 e 30 de abril, a Forum Estudante esteve presente nas várias escolas, através de diretos que deram a conhecer as atividades desenvolvidas, bem como o testemunho de formadores e alunos.

A última etapa desta viagem centrou-se no sul do país, com passagens pelas escolas de Portimão, Algarve (Faro), Vila Real de Santo António e Portalegre, onde foi possível conhecer muitos dos espaços e projetos que caracterizam o dia a dia dos alunos e alunas desta rede escolar.

 

A viagem pelas escolas do Turismo de Portugal continua


No segundo dia da iniciativa digital que te mostra a Rede Escolar do Turismo de Portugal, as escolas de Lisboa, Estoril, Oeste e Setúbal estiveram em destaque. Fotografias por Francisco Pires


 

 

A Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António foi a primeira paragem do dia, tendo a visita começado pelas cozinhas da instituição de ensino, onde os alunos e alunas preparavam o almoço servido no restaurante pedagógico. O direto da Forum acompanhou assim o trajeto de um prato, da confeção até ao cliente, com as explicações realizadas por alunos e formadores de várias áreas.

 

 

No final da visita, o Diretor da EHT de Vila Real do Santo António, Miguel Serra, destacou "a arte de bem-receber" como uma das marcas distintivas desta escola, sublinhando que os estudantes que por aqui passam poderão ter a "garantia de qualidade de formação nas várias áreas técnicas" da oferta formativa. 

Faro foi a paragem seguinte nesta viagem pelo sul de Portugal, com o objetivo de visitar a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. Aí, foi possível acompanhar atividades de áreas como Bar, Restaurante ou Hotelaria, sempre em contacto com os alunos e alunas da escola.

 

 

Ainda durante a visita, a diretora da EHT do Algarve, Paula Vicente, destacou o facto desta instituição estar localizada "na região turística mais importante do país", sublinhando ainda a dimensão internacional da escola, bem como a importância de estruturas que permitem "a simulação prática das áreas escolhidas pelos alunos". "Estudar nesta escola é uma experiência única e os alunos vão sair daqui muito bem preparados para o seu futuro", reforçou. 

 

De Portimão a Portalegre

A terceira e última paragem na região do Algarve fez-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, onde foi possível participar numa aula prática de bar e acompanhar os preparativos realizadas na cozinha para o serviço do almoço. No caminho entre estes dois mundos, os estudantes partilharam a sua experiência e os seus planos para o futuro. 

 

 

O diretor da EHT de Portimão, Pedro Moreira, descreveu esta escola como uma instituição que aposta "na proximidade entre toda a comunidade escolar: professores, técnicos ou alunos". Por outro lado, estudar nesta escola é uma forma de "garantir a preparação para um futuro promissor nas áreas da cozinha ou da restauração e bebdidas", reforçou, revelando ainda que está prevista a passagem para novas instalações em 2022/2023. 

Por fim, a última paragem desta viagem pelo interior das escolas do Turismo de Portugal ficou reservada para o Alentejo, com uma visita à Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. Neste espaço, foi possível conhecer vários alunos e alunas, sabendo mais sobre os cursos das áreas de restauração e bebidas e de cozinha.

 

 

No final, a diretora destacou que nesta escola o objetivo passa por ajudar os alunos a "construir uma carreira de referência" no setor do Turismo, revelando ainda a criação de uma nova oferta formativa - o Curso de Técnico de Operações Turísticas.

Doze escolas e cidades depois, chega ao final a rota pelo interior da Rede Escolar do Turismo de Portugal, que viajou de norte a sul do país. Para encontrar mais informações sobre esta rede, clica aqui.