Num curso profissional, como em todos os cursos, tens de mostrar o sabes. Contudo, nas opções profissionalizantes a prova não envolve apenas canetas ou folhas de exame. Antes, terás de executar, do início ao fim, um projeto pessoal: da criação da ideia até à defesa perante um júri. Bem-vindo ao mundo da PAP (Prova de Aptidão Profissional)!

De acordo com a legislação que regula estas provas, a tua PAP pode ser física (por exemplo, um novo gadget) ou conceptual (o desenvolvimento de uma empresa, por exemplo). De igual forma o teu trabalho deve ser consolidado numa “intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos”.

office 594132 960 720

Durante este processo, não estarás sozinho. Vais poder contar, ao longo do ano letivo, com o apoio e colaboração dos professores das áreas técnicas do curso. Segundo a legislação, durante a elaboração da PAP, os professores “orientam o aluno na escolha do projeto a desenvolver”, decidem se está em condições de ser apresentado ao júri e ainda auxiliam na preparação da apresentação.

De igual forma, a PAP pode ser feita em equipa, desde que seja visível o contributo individual de cada elemento. A avaliação leva em conta critérios como a concretização do projeto, a aprendizagem relevante para a inserção profissional e a qualidade e interesse da apresentação, bem como do produto para a área ou para o setor económico em causa.