#1 CTeSP em Produção Artística para a Conservação e Restauro
Lecionado na Escola Superior de Gestão de Tomar, o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Produção Artística para a Conservação e Restauro tem como foco permitir aos estudantes "desenvolver os seus conhecimentos sobre os contextos históricos e artísticos do nosso património e sobre os materiais e as técnicas de produção artística", explica o diretor da formação; Ricardo Pereira Triães. O docente acrescenta que é ainda objetivo desta formação garantir conhecimentos sobre as várias etapas dos projetos de produção artística, seja de forma autónoma ou na área de conservação e restauro.
Nesse sentido, este curso garante competências com técnicas tradicionais de produção artística que permitem tanto desenvolver trabalhos artísticos como contribuir para a preservação e recuperação do património cultural e artístico de cada região. Por essa razão, algumas das competências "estão relacionadas com as artes e os ofícios tradicionais", explica Ricardo Pereira Triães, como a produção do azulejo, a talha dourada, a encadernação, os estuques, a marcenaria, a moldagem e modelação, a pintura, entre outras.
Os diplomados deste curso são profissionais especializadas na conservação e restauro do património cultural, podendo trabalhar na área de bens móveis (como madeiras, cerâmica, papel, gesso, etc.) e na produção de réplicas, bem como a divulgação do património cultural e no desenvolvimento de projetos de criação artística e contemporânea.
"Este é um curso com um perfil único no contexto do país, que permite desenvolver atividades de diferentes áreas, desde as artes e às humanidades", explica o diretor da formação, "passando pelo estudo dos materiais e da química, pelas técnicas de produção tradicionais, até às áreas do desenho e da fotografia, sem esquecer as novas tecnologias ou as noções de gestão"
Para saber mais sobre este curso, clica aqui.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#2 CTeSP em Gestão de Turismo
Qualificar profissionais técnicos para exercer funções ao nível da gestão da cadeia de valor das atividades turísticas sob enquadramento organizacional é o principal objetivo do CTeSP em Turismo da Escola Superior de Gestão de Tomar. Pretende-se ainda que os diplomados possam "participar na gestão de planeamento e de desenvolvimento de produtos e de serviços ligados ao setor do turismo", explica a diretora desta formação, Eunice R. Lopes.
Para tal, o curso permite aos estudantes adquirir competências em áreas como desenvolvimento de produtos e serviços, preparação e orientação de equipas de trabalho, planeamento e organização de eventos, gestão de operações turísticas e sistemas de reservas em agências de viagens, identificação de situações de risco e segurança, desenvolvimento de estudos de mercado e elaboração de orçamentos. Para além destas tarefas, os diplomados adquirem competências nas áreas das Tecnologias da Informação, Multimédia e Imagem.
No final, os diplomados podem trabalhar em empresas e organizaçoes privadas do setor do turismo, na administração central, regional e local de turismo e cultura e em outras atividades públicas ou privadas ligadas a serviços, atividades e produtos turístico-culturais.
A diretora do curso elege três razões para escolher este curso que "dará aos estudantes uma vantagem competitiva no mercado": a forte componente prática e profissionalizante, a equipa de docentes que acompanha os estudantes em "trabalho no terreno" e ainda o estágio incluído bem como o acesso direto a várias licenciaturas do IPT.
Para saber mais sobre este curso, clica aqui.