Na cerimónia de entrega dos prémios na sede do Banco Santander, em Lisboa, o IPS subiu ao pódio em duas ocasiões, como vencedora do prémio pelo projeto “Comunidade para uma Vida Saudável”, desenvolvido por estudantes da licenciatura em Desporto do IPS, e a distinção de Instituição de Ensino Superior + Voluntária, uma menção honrosa partilhada com a Universidade do Porto como forma de premiar as instituições de ensino superior com mais candidaturas apresentadas. 

Sendo um dos pontos-chave deste ano o grau de inovação social, os estudantes do IPS conseguiram convencer o júri dos PVU com um projeto de voluntariado que visa promover a atividade física e a coesão social. “Recorremos à promoção da atividade física para alterar comportamentos e reduzir o isolamento social que afeta a qualidade de vida”, referem os vencedores que se fizeram acompanhar, nesta cerimónia, por alguns dos beneficiários do programa, prevenindo que “a adoção e a manutenção de estilos de vida saudáveis revestem-se da maior importância para uma intervenção efetiva no controlo das doenças crónicas”. O projeto “Comunidade para uma Vida Saudável” combate o isolamento social dos idosos em bairros carenciados, através da prática de atividade física, e recebe agora um donativo financeiro de 4.000€ para aplicar neste programa e apoio à comunicação e mentoria por parte do Banco Santander. 

O PVU Santander, que vai na sua 4ª edição, apoia e distingue os melhores projetos criados e/ou desenvolvidos por estudantes universitários, com o objetivo de incentivar cada vez mais a prática de uma cidadania ativa através do voluntariado e recompensar o esforço das instituições do ensino superior e os jovens envolvidos nestas atividades. O responsável pela dinamização destas ações, Prof. Carlos Mata, sublinha o impacto deste prémio e mostra-se orgulhoso e confiante “com o trabalho que tem vido a ser desenvolvido pela comunidade académica ao nível do voluntariado e da responsabilidade social”. Em relação ao projeto, o Pró-Presidente do IPS assume paralelamente o dever de “junto das comunidades académica e da região, alertar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo a adoção de novos comportamentos, dentro e fora do campus, de modo a contribuir para uma sociedade melhor”.

Pin It