Numa cerimónia realizada no Palácio da Cidadela, em Cascais, a Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV) atribuiu ao município de Cascais, o título de Capital Portuguesa de Voluntariado. O município saiu vencedor de uma candidatura aberta onde também se encontravam os municípios de Funchal e Vila Nova de Gaia.

Discursaram na cerimónia Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Eugénio Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado, e Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão. Houve ainda lugar à entrega da Bandeira da Capital Portuguesa do Voluntariado.

 

 

A CPV, em nota enviada à Agência Ecclesia, diz que pretende fazer uma contribuição para colocar “no topo da agenda nacional o voluntariado e o seu incontornável valor para as pessoas e para as comunidades”.

Como município eleito, o município de Cascais vai desenvolver ao longo do ano de 2024 um programa com diversas atividades ligadas ao voluntariado. O município de Cascais conta com cerca de 18 mil voluntários e mais de 100 organizações promotoras de voluntariado.