A World Youth and Student Travel Conference (WYSTC) é um evento de caráter mundial dirigido aos profissionais da indústria de viagens para jovens, estudantes e turismo educacional. Criado em 1992 é o evento anual da WYSE (World Youth, Student and Educational) Travel Confederation. As edições de 2019 (outubro) e de 2020 (setembro) realizam-se em Lisboa. 

Atualmente, os estudantes representam um quinto de todas as chegadas internacionais no setor de viagens, apresentando um valor de mercado de cerca de 320 mil milhões de dólares. Um grupo demográfico que está hoje disposto a gastar e a criar experiências que vão muito além do modelo de “backpack-and-party”, que antes caracterizava as viagens educativas para o estrangeiro. Ainda de acordo com a EduVoyage, uma empresa de gestão de viagens da ITL World presente neste certame na nossa capital, os alunos de instituições de ensino públicas e privadas realizam, em média, uma a duas viagens escolares por ano, valores que se espera venham a crescer. 

Tendo em conta a idade, o currículo e as regulações a que estão sujeitos os jovens viajantes, e para facilitar a assimilação de informação em 360°, sem perder de vista o currículo académico, a EduVoyage personaliza pacotes de viagens com diferentes ofertas. Da gestão de excursões à logística de viagens, passando pelo desenvolvimento do programa, a EduVoyage inclui todos os aspetos da jornada. A empresa vai estar presente na conferência “The World Youth Student and Educational (WYSE) Travel”, que decorrerá em Lisboa, de 8 a 11 de outubro, na qual irá apresentar um portfólio de soluções de viagens educativas.

Os estudantes viajantes millennials estão a criar tendências e a impulsionar um mercado repleto de oportunidades para o setor das viagens. Para que sejam bem-sucedidas, as marcas precisam de se comprometer com as oportunidades que este tipo de estudante representa ao realizar a sua viagem. Este é um caminho que agora pode não só incluir o turismo, mas também esforços ao nível do estudo, trabalho e voluntariado”, afirma Rafeeq Mohammed, CEO da ITL World, a empresa por detrás da marca EduVoyage.

“Desde excursões pela natureza a programas de imersão cultural, as viagens feitas por estudantes proporcionam uma forma única de procurar interesses especializados, ao mesmo tempo que permitem conhecer uma perspetiva única do mundo. Na região do Médio Oriente, temos verificado interesse na certificação do Space Camp, temas relacionados com a aviação e programas de intercâmbio de estudantes. Os programas de voluntariado também estão a ganhar força, o que inclui o Auxílio Didático, Saúde e Construção”, acrescenta.