Focado no relacionamento dos jovens com a Internet, esta formação centra-se na "divulgação de experiências reais e concretas que envolvam testemunhos de jovens na primeira pessoa", adianta o Centro Internet Segura. Assumindo-se como um workshop de "contadores de estórias", a oficina Net_Telling ensina a utilizar as técnicas de storytelling para "criar momentos de aproximação e empatia real", através dos canais digitais.
Desta forma, acrescenta a mesma fonte, pretende-se fomentar a criação de "cidadanias ativas e literacias digitais, através de uma maior consciencialização das possibilidades de conexões digitais em ambientes confiáveis". A base deste método reside no storytelling: uma técnica habitualmente utilizada por atores, para contar estórias e permitir a partilha e a divulgação de experiências reais e concretas.
Por essa razão, esta formação será conduzida por Fátima Freitas e Pedro Górgia, sendo destinada para os jovens entre os 18 e os 30 anos. Com um total de cinco sessões (de duas horas e meias) e uma apresentação final, a oficina Net_Telling tem lugar durante os meses de maio e junho, com uma sessão por semana, na sede do IPDJ, em Lisboa. Para saberes mais, nomeadamente a forma de candidatura e os critérios de seleção, podes visitar a página do Centro Internet Segura.
As inscrições estão abertas até ao dia 22 de abril, através do preenchimento de um formulário.