“Juntos por uma Internet Melhor” é o slogan do Centro Internet Segura. O principal objetivo do dia passa por promover a discussão sobre o ciberbullying convidando diferentes especialistas a partilhar com o público a sua perspetiva sobre este fenómeno, nas dimensões social, escolar e familiar, incluindo a importância de envolver a escola e a família nesse processo. 

Pretende-se destacar, acrescenta o CIS, a importância de eliminar o ciberbullying, de forma concertada, envolvendo a escola, os profissionais de educação e os alunos, garantindo que todos se comprometem com o respeito pelo outro e pela não violência.

Por outro lado, a escolha deste tema também tem por objetivo reforçar e promover o lançamento do plano nacional de prevenção e combate ao bullying e ao ciberbullying, do Ministério da Educação que visa “sensibilizar para a prevenção e para a definição de mecanismos de intervenção em meio escolar, com o envolvimento de vários serviços”. O plano completo está disponível para consulta no site: www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt.

 

 

 

 

Quem participa?

Os oradores convidados para o seminário do Dia da Internet Mais Segura incluem Elizabeth Milovidov, Vitor Cotovio e Iolanda Ferreira, que irão partilhar com os presentes a sua perspetiva e a experiencia sobre o ciberbullying e de que forma é possível combate-lo.

De notar a participação especial de um painel de jovens convidados para apresentar a sua perspetiva sobre o ciberbullying. O Centro Internet Segura considera esta participação fundamental promovendo, desta forma, o seu envolvimento ativo na eliminação do ciberbullying, e discutindo formas de agir para criar ambientes livres de ciberbullying.

 

 

Linha Internet Segura. Quais as denúncias feitas pelos jovens?

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançou esta semana uma campanha de divulgação da Linha Internet Segura (LIS). O gestor operacional da LIS, Ricardo Estrela, explica em que situações este serviço pode ser útil e revela quais os fenómenos que se registam com maior frequência, no caso dos jovens.


 

O Dia da Internet Mais Segura

O Dia da Internet Mais Segura é uma iniciativa internacional, que envolve cerca de 150 países e que tem por objetivo principal a criação de uma Internet Melhor, aproveitando ao máximo o potencial da Internet para aproximar as pessoas.

No Dia da Internet Mais Segura, o objetivo dos Centros Internet Segura é inspirar mudanças positivas online, promovendo a sensibilização para a temática da utilização segura, responsável e saudável da Internet, através da promoção e da participação em eventos e atividades. O plano completo das atividades a realizar pelos vários países participantes encontra-se disponível no site: saferinternetday.org/about.

 

 

O programa detalhado do seminário do Dia da Internet Mais Segura está disponível no website do Centro Internet Segura: https://www.internetsegura.pt/

As inscrições podem fazer-se através deste link:  https://questionarios.dge.mec.pt/index.php/481587?lang=pt

Internet Segura

Pin It