A Web Summit oferece a 300 estudantes e recém-licenciados, a oportunidade única de visitar os três dias da conferência gratuitamente. Isto é possível através da sua bolsa, que pretende dar aos vencedores acesso a "três dias de aprendizagem, diversão e criar ligações".
Na página do programa, a Web Summit define a sua bolsa como uma oportunidade para "empoderar jovens que pretendem crescer e criar ligações com estudantes de toda a Europa". Se fores um dos sortudos poderás visitar palestras, criar uma rede de contactos, participar em debates ou masterclasses e visitar o floor do evento, onde poderás entrar em contacto com as maiores companhias do mundo, ver demonstrações e pitches de start-ups ou, se a fome apertar, visitar a zona de restauração.
Os critérios para participares são os seguintes: teres um grau de qualquer nível (licenciatura, mestrado ou doutoramento); tens de viver na Europa; demonstrar qualidades como visão empresarial ou um interesse em tecnologia. Os vencedores serão, posteriormente, contactados por e-mail já com o seu bilhete para que possam desfrutar da conferência.
Falámos com Daniela Piteira, estudante universitária que foi uma das seleccionadas do programa na passada edição da Web Summit, que partilhou connosco ter vivenciado uma "experiência única". É um evento "muito bem organizado", com discussões para "todos os gostos" e que, "apesar de ter um grande foco na vertente tecnológica", também aborda "outros assuntos importantes nos dias de hoje, como a igualdade de género".
Como seleccionada do "Scholarship Programme", Daniela e os outros participantes tiveram uma sessão de boas vindas com o fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave, onde puderam colocar questões sobre o evento, acesso a talks exclusivas para os "scholars", incluindo um "behind the scenes" onde foi explicado todo o processo de organizar e realizar o evento". Refere ainda que é "muito fácil navegar pelo recinto e saber onde se realizam as talks", podendo os participantes fazer o seu próprio calendário com tudo o que querem ver.
Para além da presença de elementos do Governo português e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, a Web Summit ainda vai contar com a presença de figuras como a comediante Amy Poehler (conhecida pela série Parks and Recreation), o presidente dos assuntos globais da Meta Nick Clegg, a CEO da rede social Bluesky Jay Graber, entre outros nomes.
As candidaturas para a bolsa para estudantes daquela que é considerada pela revista Forbes "a melhor conferência sobre tecnologia no planeta" encerram a uma segunda-feira, dia 25 de setembro. Se tens interesse em candidatar-te, fazer parte da Web Summit e saber mais sobre os seus convidados, clica aqui.
Fotografia por: Daniela Piteira