O E01 é um projeto de Emanuel Oliveira, estudante de mestrado em Engenharia e Design de Produto da UA. Inspirado nas estruturas naturais surge como forma de concorrência aos carros elétricos e para valorizar a perceção dos microcarros. Em comunicado, a instituição revela que o exterior do veículo é composto por partes que constituem um único elemento, ao mesmo tempo carroçaria e chassi, que envolve e sustenta o interior do veículo.

O autor do E01 o designer Emanuel Oliveira

A orientação do projeto foi levada a cabo pelos docentes Paulo Bago de Uva, do Departamento de Comunicação e Arte, e João Oliveira, do Departamento de Engenharia Mecânica. Com capacidade para quatro pessoas e desenhado por forma a ser produzido com o mínimo de material possível e máximo de rigidez estrutural, este é um projeto que pode trazer o futuro às estradas portuguesas, acrescenta a mesma fonte.

Apresentando quase 2,5 metros de comprimento, por 1,60 de altura, este microcarro contraria a tendência dos carros dentro das mesmas dimensões disponíveis no mercado, isto porque vai buscar inspiração ao Biodesign. Dotado de grandes áreas transparentes que permitem a passagem de luz para o interior e também a aplicação de painéis fotovoltaicos que aumentam a autonomia, o veículo apresenta ainda uma abertura em sistema de "tesoura" das duas portas laterais.

O E01 está pensado para recorrer a um motor elétrico, cuja potência é transmitida às rodas traseiras, com o posicionamento das baterias no chão do veículo, por forma a melhor o desempenho e a performance.

Pormenor do E01

Um olhar sobre a indústria
Apesar de existir uma forte concorrência neste setor de mercado, segundo o comunicado, outras propostas apresentadas acabam por apontar diferentes falhas, seja isso resultado do preço elevado, por razões de segurança e versatilidade e, até questões estéticas. Esta situação acaba por abrir uma janela de oportunidade para o desenvolvimento do projeto do E01.

Um dos objetivos a longo prazo da investigação é a viabilização da mesma, sendo para isso necessário um investimento financeiro, na segurança que esta investigação e outras áreas dentro do tema, bem como profissionais da indústria sustentam o know how necessário ao desenvolvimento do projeto.

{module 105}

{module 181}