Experiências com foguetões, robots e células mágicas, produzir energia a partir de elementos naturais ou ter contacto com organismos que conseguem digerir plástico. Estes são algumas das possibilidades oferecidas aos participantes da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), de acordo com a organização, bem como vários passatempos e espetáculos.  

O programa da edição de 2019 dá continuidade ao tema do ano passado, desafiando os participantes a "tornarem-se num ScienceFighter e a ajudarem Luke ScienceWalker e os amigos a salvarem a sua galáxia, com a ajuda da ciência". 

Teaser da edição de 2019 da NEI (Fonte: Canal do Youtube da INOVA+)

No total, garante a comunicação do evento, mais de 100 mil visitantes já participaram nas últimas edições da NEI. As atividades regressam agora, dia 27 de setembro, tendo lugar em Espinho (27 de setembro) e no Parque de Serralves, no Porto (28 e 29 de setembro) prometendo "ensinar e divertir miúdos e graúdos".

Com chancela da Comissão Europeia, esta iniciativa ocorre em simultâneo em mais de 30 países e 300 cidades, com o objetivo de "celebrar a ciência e de a aproximar dos cidadãos através de um evento de acesso gratuito e aberto a todos", acrescenta a mesma fonte. 

A organização da NEI é da responsabilidade da empresa INOVA+, com a colaboração do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), do Centro Multimeios de Espinho e da Fundação de Serralves, entre outras organizações.

Para mais informações, visita: http://noitedosinvestigadores.eu/