Depois dos veículos voadores que circulavam no clásico filme "Blade Runner", chega agora à vida real o TF-X.

Com um motor elétrico, quatro rodas e duas asas, o TF-X constitui o primeiro automóvel que se desloca pela terra e pelo ar. E sendo um carro elétrico, o mesmo consegue recarregar as suas baterias através do seu motor ou numa estação de recarregamento de carros elétricos. 

A autonomia de voo deste veículo ronda os 500 quilómetros mas além disso, o TF-X pode atingir a velocidade de 200 milhas por hora, o que corresponde a aproximadamente 320km/h.

Este carro voador tem a capacidade de se deslocar e aterrar autonomamente, sem que o condutor/piloto tenha de interferir.

Segundo a Terrafugia, empresa responsável pelo veículo, não é necessária nenhuma licença especial de voo, visto que os condutores demoram cerca de 5 horas para aprender a conduzir o TF-X.

Para garantir que a viagem seja efetuada em segurança, o TX-F dispõe de uma base de dados que fornece informações quanto às condições metereológicas e ao tráfego aéreo. Mas não é tudo, este veículo inclui ainda um sistema de paraquedas, o qual notifica as autoridades quando é ativado em situações de emergência.

Quanto ao custo do TF-X, o diretor da Terrafugia explicou que este veículo foi criado com o intuito de ser utilizado por um grande seguemento da população e nesse sentido, tudo indica que o preço seja o mais baixo possível.

{module Pub}