Todos os anos, sob o mote “Juntos por uma Internet Melhor”, o Dia da Internet Mais Segura (SID Summit 2024) reúne as partes interessadas dos setores público e privado, no maior número de países possível, para a promoção do uso seguro e responsável das tecnologias por parte de todos, particularmente entre crianças e jovens.
Foi em Viseu, de 6 a 8 de fevereiro, que se celebrou a 21ª edição deste evento. A organização ficou a cargo do CIS, coordenado pelo CNCS e contou com o apoio do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
O foco desta edição foi a Inteligência Artificial (IA) e, durante os três dias, realizaram-se debates, workshops e outras atividades relacionadas com o tema, com destaque para o fórum “Zoom na IA: Explorar Dimensões Invisíveis”, que teve lugar no dia 6 de fevereiro na Aula Magna do IPV.
Houve ainda espaço para vários painéis que abordaram temáticas associadas à IA, como os seus mitos e desvantagens, a sua aplicação na educação e práticas pedagógicas, bem como as principais preocupações dos jovens face à IA. O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo. Podes ver os trabalhos realizados no YouTube do Centro Internet Segura.
Desafios emergentes, reflexão profunda
Foi Manuel Dias, da Microsoft, que esteve a cargo do keynote que deu início aos trabalhos, e que levou a uma reflexão sobre os desafios emergentes que surgem do uso da Inteligência Artificial Generativa. Nos restantes painéis, as discussões sobre o papel da IA na educação e a utilização de imagens manipuladas como forma de violência mostraram a importância da discussão destes temas críticos.
Durante a manhã do fórum, ainda houve lugar para o lançamento do “ZIGZAGA na NET – Navegar a Cores”, um livro de colorir que pretende “sensibilizar crianças dos 3 aos 6 anos para boas práticas na utilização dos ambientes digitais”.
O dia terminou com a peça “ID a tua marca na net”, protagonizada pelos atores Alexandre Silva, Pedro Górgia e Tiago Aldeia e que pretende sensibilizar o público para os aspetos positivos e constrangimentos da navegação online. Alguns dos temas abordados por esta encenação são a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a partilha de dados pessoais, situações fraudulentas e o cyberbullying.
Por dentro das oficinas
No dia 7 de fevereiro, as instalações do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), em Viseu, receberam as Oficinas Internet Segura. Este foi um evento gratuito, aberto a estudantes do 2.º ciclo ao 12.º ano, incluindo alunos de cursos profissionais, famílias e instituições. As oficinas deram aos participantes a oportunidade de melhorarem as competências digitais, conhecendo a importância de uma utilização mais saudável, segura e consciente da internet.
As oficinas realizadas focaram-se em diferentes temas, desafiando e educando os participantes nas atividades. Durante a parte da manhã, na oficina “Anatomia de um Ataque”, explorou-se a engenharia social e como utilizar a cibersegurança para proteger informações pessoais. Já a oficina “Data Detox” quis alertar para a importância de uma pegada online mais consciente e saudável.
Com um foco no público adulto, a “Academia Digital para Pais” dotou os pais de ferramentas para acompanharem os filhos num mundo digital em constante mudança, enquanto que na sessão "Robótica Educativa e o Pensamento Computacional" os participantes interagiram com robôs e refletiram sobre os desafios da robótica e programação.
“Do Digital aos Desafios Sociais”, ”Foco na Segurança Virtual”, “Como Navegar sem Riscos na Internet” ou “A Cibersegurança num Jogo Arcade” foram os títulos de algumas das outras sessões realizadas.
O evento prolongou-se até dia 8, com o início do “Roadshow Nacional ZigZaga na Net - Navegar a Cores” em diferentes escolas de Viseu. Com esta ação, o CIS continua os seus esforços na promoção de uma utilização consciente e responsável da Internet desde tenra idade, e mostra um compromisso contínuo em alcançar todos os segmentos da sociedade, de forma a garantir um ambiente digital mais seguro para as gerações futuras.