O orador mais esperado e já anunciado é Venkat Subramaniam, professor na Universidade de Houston, autor premiado de livros de referência para qualquer programador, tais como “Practices of an Agile Developer” ou “Rediscovering JavaScript”, e fundador da Agile Developer, Inc. É Venkat quem faz o keynote de abertura.

Depois desta primeira sessão, os participantes vão dividir-se em 4 salas onde mais de 24 oradores vão partilhar as suas experiências e apresentar novidades de Java e JavaScript. Até dia 31 de março, os bilhetes estão disponíveis em jnation.pt a um preço reduzido, havendo também descontos para estudantes. Mas há mais oradores já confirmados: Emily Jiang (IBM), Paulo Lopes (Principal Software Engineer, Red Hat), Burr Sutter (Founder, DevNexus), Philipp Krenn (Developer Advocate, Elastic) e Carlos Sanchez (Principal Software Engineer, CloudBees).

Esta segunda edição do evento traz a novidade do JavaScript. A edição do ano passado foi dedicada exclusivamente à comunidade Java. Dois meses antes da conferência ter lugar, já não havia bilhetes para a participar na JNation. Como causa, Roberto Cortez e Bruno Baptista, organizadores do evento, apontam que “nunca tinha havido uma conferência de Java em Portugal que desse o privilégio de falarmos com pessoas que só vemos nos códigos dos programas com que trabalhamos”.

No ano passado, a conferência contou com mais de 450 participantes, provenientes na sua maioria, da região centro (50%), mas também da região de Lisboa (cerca de 37%), e da região Norte (12%). Quase metade dos participantes tinham mais de 6 anos de experiência. A patrocinar a conferência estão marcas como Idealista, Present Technologies, Mercedes-Benz.io, Red Hat, Wit Software, Mindera, Blip, La Redoute, Feedzai, Tomitribe, Bosh e Critical Software.

A JNation está a ser organizada por duas comunidades de programadores: a JUG Coimbra, comunidade de programadores de java, e a undefined.js, comunidade de programadores de JavaScript, e ainda pela AlphaCoimbra, um grupo que tem como missão "sedimentar o ecossistema empreendedor e tecnológico na cidade".