Já foram vendidos 350 milhões em todo o mundo e é um dos quebra-cabeças que fascinam muitos miúdos e graúdos. O Cubo, que inicialmente foi baptizado com o nome de “Cubo Mágico”, acabou por ser baptizado como Rubik pela empresa americana que o comercializou nos anos 80. Foi inventado por Ernõ Rubik graças a um dilema de geometria tridimensional e o sucesso foi tal que, na década de 80, estima-se que um quinto da humanidade tivesse jogado com o cubo.
Há 43 quintiliões de combinações possíveis. O recorde mundial de rapidez foi registado pelas mãos do holandês Erik Akkersdijk, que em 2008 conseguiu resolver o cubo em apenas 7,08 segundos. Os recordes nacionais são de 15,91 segundos, para Vasco Vasconcelos, e de 16,19 segundos, para António Dias.
Quem inventou o cubo mais famoso do mundo?
Erño Rubik nasceu em Julho de 1944, em Budapeste, na Hungria. É arquitecto, com pós-graduado em Arquitectura de Interiores. Durante quatro anos trabalhou conciliou esta profissão com o dar aulas na Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados, em Budapeste.
Inventou o cubo em 1974, com 30 anos, e patenteou-o um ano depois. O sucesso começa nos anos 80, altura em que começa a ser comercializado nos Estados Unidos. Três anos depois surge o Rubik Studio, de forma a dedicar-se a tempo inteiro, e em exclusivo, à criação de jogos.
Actualmente, o criador deste cubo está reformado e continua a viver na Hungria.
Aprende mais sobre o Cubo Rubik em: