A manhã do sexto e último dia da edição de 2022 da Semana Tanto Mar levou os estudantes até ao Porto de Peniche, onde houve oportunidade de visitar três empresas cujos negócios estão ligados aos recursos marinhos: Omnifish, SEAentia e Flying Sharks. No final, graças a estas três paragens, foi possível saber mais sobre, respetivamente, indústria de transformação de pescado, aquacultura e transporte de animais marinhos.   

Depois de almoço, o auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) recebeu a sessão de encerramento desta Academia Forum, que contou com a presença do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa. Cumprimentando estes 50 "novos embaixadores do mar", o secretário de Estado sublinhou a oportunidade que foi oferecida a estes estudantes. 

 

 

"Vocês tiveram uma experiência única, a vossa participação é muito importante", explicou José Maria Costa, sublinhando que estes estudantes "têm agora uma missão igualmente importante: levar esta mensagem de que necessitamos de cuidar dos oceanos e de que necessitamos de jovens que trabalhem em profissões ligadas ao mar". A aposta nacional nas energias renováveis nos oceanos e a investigação científica marinha foram exemplos oferecidos pelo secretário de Estado do Mar enquanto áreas que vão necessitar de recursos humanos jovens e qualificados. 

"O mar é nosso território de futuro", destacou o secretário de Estado, dirigindo-se aos estudantes, salientando "um leque muito alargado de profissões" emergentes ligadas aos oceanos que "necessitam de estudantes como vocês". "Conto convosco para enfrentarmos os novos desafios ligados aos oceanos e à sustentabilidade", concluiu.