Senhorinha Carneiro tem 16 anos e veio de Atei, no concelho de Mondim de Basto, até à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM), em Peniche, para participar na Semana Tanto Mar. Na altura da candidatura, a estudante escreveu no formulário “sinto um fascínio pelo mar e não o posso ver muitas vezes”.

O percurso mais curto de Atei até ao Oceano Atlântico demora cerca de uma hora. “Devo ver o mar cerca de uma vez por ano”, conta Senhorinha, para quem o oceano representa “a liberdade e a sensação de que há sempre coisas novas por descobrir”.

 

WhatsApp Image 2023 09 04 at 19.24.32 1

 

São precisamente novas aprendizagens sobre o mar que a estudante espera fazer durante esta Academia Forum. “Estou com muita expectativa para fazer mergulho na Berlenga e também para participar nas atividades sobre biologia e investigação científica”, conta.


Há Tanto Mar em Peniche

Começou hoje, em Peniche, a edição de 2023 da Semana Tanto Mar – a mais antiga das Academias Forum, que se realiza, desde 2010, em parceria com a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e a Câmara Municipal de Peniche.

 

 

 

Ao longo desta semana, esta academia integra atividades sobre várias vertentes associadas ao mar – desporto, património, economia ou investigação científica são alguns exemplos. Nesse sentido, os participantes vão poder realizar atividades como batismo de mergulho, aulas de surf, bem como visitas ao Arquipélago da Berlengas e a empresas da região, por exemplo. 

Um total de 650 estudantes já participaram, ao longo dos últimos 13 anos, na Semana Tanto Mar. O número foi destacado pelo Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Turismo do Mar, Sérgio Leandro, durante a sessão de abertura. “Este percurso tem sido uma aventura fantástica”, sublinhou, destacando que o “o mar não é só praia – o mar é desporto, é economia, é ciência e muito mais”.

 

WhatsApp Image 2023 09 04 at 19.08.45 4

 

Conforme destacou o pró-presidente do Politécnico de Leiria, Nuno Almeida, o objetivo desta semana de atividades passa por “formar embaixadores do mar”, que possam “transmitir o que aqui vão aprender sobre a natureza, a investigação, a região, a economia e o futuro”.

A mesma nota foi destacada pela representante da Câmara Municipal de Peniche presente na sessão, Ana Rita. “Vocês são o presente o futuro”, salientou, deixando o desejo que os participantes – estudantes do ensino secundário e profissional vindos de todo o país – “levem Peniche no coração, bem como os valores da sustentabilidade”


Pela história das baleias

A tarde do primeiro dia incluiu uma visita ao Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, para conhecer a exposição “A Baleia em Atouguia”. Este centro, requalificado durante este ano, tem como objetivo “o estudo, a valorização e divulgação do património histórico e cultural do concelho”.

 

WhatsApp Image 2023 09 04 at 19.08.45 1

 

A visita guiada levou os estudantes que participam na Semana Tanto Mar a saber mais sobre as baleias, conhecendo a sua anatomia e a importância histórica nesta localidade situada a cinco quilómetros de Peniche. Como recordou o guia, durante os séculos XII e XIII, Peniche era uma ilha e a localidade de Atouguia possuía um Porto frequentado por caçadores de baleias.

As baleias, explicou, resultavam em vários produtos relevantes no contexto da época, como a carne, a gordura (usada na iluminação), as barbas e gengivas (usadas no vestuário) ou os ossos que tinham vários usos, nomeadamente na construção de edifícios.

A Semana Tanto Mar continua amanhã. O segundo dia começa com a visita ao Porto de Pesca de Peniche. Podes saber mais sobre a Semana Tanto Mar, aqui