É em Matosinhos, na Exponor, de dia 6 a 9 de março, que se vai realizar a 15ª edição da Qualifica. A Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego vai explorar a era da inteligência artificial (IA) e procura inspirar alunos e educadores a "abraçar o progresso sem perder a humanidade"

Com o mote desta edição a ser "In the era of artificial intelligence, be human", vão ser abordados temas como o impacto da IA na educação, no mercado de trabalho e na vida quotidiana. Em comunicado, a diretora de Marketing da Exponor, Amélia Estevão, explicou que esta pretende ser uma feira "expositiva" que se transforma "num espaço onde os jovens podem explorar as inovações tecnológicas, mas também compreender que é imperativo nutrir aquilo que nos torna intrinsecamente humanos - o pensamento crítico, a curiosidade incessante e a empatia".

A IA que será o tema central da feira estará representado em toda a feira, com a Qualifica a estar dividida em seis áreas expositivas, com estreias como o "Espaço Educar para Incluir", dedicado a organizações que desenvolvem ofertas educativas e contribuem para um futuro digital mais inclusivo. Outras presenças são o "Espaço Ensino" , onde é apresentada a vasta oferta de ensino de norte a sul do país, ou o "Study Abroad" onde são destacadas as opções educativas no estrangeiro.

 

 

 

Para não "comprometer a diversão durante a visita", o "Espaço Animação" promete desenvolver atividades lúdicas e de animação, com áreas como dança, gaming e moda a estarem representadas. No "Espaço Didática" vai ser possível encontrar materiais e equipamentos educativos em exposição.

O evento é acessível a qualquer pessoa, mediante aquisição do bilhete no check-in do evento com um custo de quatro euros ou gratuito através da inscrição da escola para uma visita de estudo. As inscrições podem ser efetuadas aqui