O que é que os visitantes da Qualifica podem esperar de uma visita ao stand do Politécnico de Coimbra?

Os estudantes podem esperar ter um melhor conhecimento da oferta académica do Politécnico de Coimbra: que cursos podem fazer, e que saídas profissionais podem encontrar, por exemplo. E também o que é viver enquanto estudantes de Coimbra. Estaremos seguramente preparados para falar, não apenas da componente académica, mas também da componente social, desportiva, cultural... O que nos traz aqui é isso. Dar oportunidade aos estudantes de escolher um curso e o modo de o fazer.

E o que é ser um estudante do Politécnico de Coimbra? O que é que distingue a instituição?

Para já, é ser um estudante de Coimbra. Coimbra continua a ser uma cidade mística para os estudantes, uma cidade onde é diferente estudar, por toda a sua história e envolvência. Depois, ser um estudante do Politécnico de Coimbra, em concreto, é ter a garantia de que qualquer que seja o curso que escolherer será um curso muito direcionado para o mercado de trabalho, com escolas muito integradas naquilo que é o território e na possibilidade de vivenciarem a própria profissão – ou uma das profissões a que o curso dá acesso – ainda durante o curso.

 

 

Uma das questões mais importantes para os estudantes, nesta fase, será a sua adaptação ao ensino superior e à instituição de ensino que escolherem. O que é o Politécnico de Coimbra faz para que esta adaptação dos novos estudantes seja mais fácil?

Desde logo, do ponto de vista do acolhimento dos novos estudantes, temos um programa que decorre nas diversas escolas, no início do ano letivo, que garante ao estudante esse mesmo acolhimento. Ou seja, para lá daquilo que são as praxes académicas entre pares, há um conjunto de atividades criadas pela própria instituição para os integrar. Para mostrar o que é a escola, quais as oportunidades que oferece, que tipo de apoios sociais e de outra ordem estão disponíveis, etc. 


«Os estudantes devem escolher o curso e a instituição onde esperam ser felizes»
Jorge Conde, Politécnico de Coimbra

E já no decorrer da sua experiência enquanto estudantes, que apoio é garantido pelo Politécnico de Coimbra?

Ao longo da sua vivência no Politécnico de Coimbra, os estudantes contam com o Gabinete de Apoio ao Estudante, que funciona dentro de cada escola, composto por alunos, professores, assistentes sociais e psicólogos. É possível ao estudante, em qualquer situação, recorrer a esta estrutura, procurando aconselhamento e ajuda. Para além destes programas, existe uma iniciativa a que chamamos A2ES, que é um programa de emergência para dar resposta a qualquer dificuldade que o estudante tenha, mesmo que ela envolva a componente económica. Conforme o problema aumenta, através desta cadeia de iniciativas, aumenta a capacidade de resolução do problema. Os estudantes podem contar com isso.

Há alguma mensagem que queira deixar aos estudantes que se preparam para entrar no ensino superior?

Penso que os estudantes devem escolher o curso e a instituição onde esperam ser felizes. Tendo sempre a certeza que não é obrigatório ficar na primeira oportunidade ou escolha. Não há mal nenhum em começar de novo, em voltar no ano seguinte com uma nova escolha, no mesmo sítio ou num sítio diferente. Penso que é importante ter essa noção, de que não é obrigatório seguir a primeira intuição.