A frase forte do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), no seu espaço na Qualifica, está em destaque: "o teu ponto de partida". No local, fonte do gabinete de comunicação desta instituição de ensino explica à FORUM como a mensagem passada aos visitantes se enquadra nessa abordagem: "A nossa principal mensagem é que vale a pena continuar a estudar. Cada vez mais, dispomos de ferramentas e meios para auxiliar os estudantes a encontrar o seu caminho".

De acordo com a mesma fonte, as principais dúvidas dos estudantes relacionam-se com os apoios existentes, para além das bolsas da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Nesse particular, o IPVC conta com várias iniciativas, como o programa +Superior, uma bolsa de apoio social concedida através de uma plataforma interna, prémios por mérito, bem como mecenato social e académico. No mesmo sentido, é destacada a rede de transportes e o acesso a bicicletas elétricas, entre outros apoios.

 

 MG 4151

 

Outra das tónicas na comunicação com os visitantes está nos projetos ligados à sustentabilidade levados a cabo pelo IPVC, uma insituição cujos campi não permitem, por exemplo, "a utilização de plástico de uso único". "Todos os anos poupamos mais de 10 toneladas de plástico", explica fonte do Politécnico de Viana do Castelo, através da oferta de garrafas reutilizáveis e da instalação de pontos de distribuição de água nas várias escolas.

Em 2022, o IPVC conta com uma novidade: a realização de duas Academias Forum: a IPVC Power Up e a IPVC Summer Week. De acordo com a mesma fonte, as iniciativas têm sido muito bem recebidas pelos estudantes, "ao serem uma forma de conhecer as seis escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de forma prática". No mesmo sentido, durante todos os dias da Qualifica, são realizadas atividades das diferentes escolas, como forma de mostrar "as componentes práticas e as várias valências trabalhadas nos cursos".

 

 MG 4159

 

A participação de estudantes do IPVC na comunicação com os visitantes da Qualifica é uma forma de "apostar na comunicação entre pares, de estudantes para estudantes, que assim partilham a sua experiência". Um dos estudantes presentes no espaço do IPVC é Tomás Fernandes, aluno da licenciatura de Gestão da Distribuição e Logística na Escola Superior de Ciências Empresariais. "Muitos estudantes ainda não sabem o que querem fazer depois de terminar o ensino secundário", conta o aluno, antes de acrescentar: "Dou o meu exemplo como uma boa forma de conseguir entrar no mundo do ensino superior, estudando e conhecendo coisas novas". "A minha experiência tem sido muito enriquecedora", conclui.