É através de uma aplicação e de um ecrã touchscreen que os visitantes da Qualifica podem ficar a saber tudo sobre o Instituto Politécnico de Viseu. "Para além de uma apresentação do instituto, oferecemos toda a informação sobre cursos", destaca a Sílvia Vasconcelos, do Gabinete de Formação e Projetos do IPV. Específicas, médias de acesso ou o plano curricular são alguns exemplos. 

Destes elementos, sublinha a responsável, o plano de estudos é que acaba, por vezes, "por fazer a diferença", uma vez que os estudantes "conseguem ter uma visão mais concreta" de uma opção de futuro. Esta informação será complementada com alguns momentos de animação, como uma performace de um grupo de alunos do IPV (hoje à tarde) ou a presença da Tuna da Escola Superior de Saúde (na manhã de sábado). 

IMG 1271

A presença na Qualifica é estratégica para este politécnico, uma vez que a maioria dos seus estudantes são naturais do Norte do País, nomeadamente de distritos como Aveiro, Porto ou Vila Real. Uma ligação que fica clara, de acordo com Sílvia Vasconcelos, no facto dos visitantes da Qualifica já conhecreem, de alguma forma, a instituição de ensino que representa: "O Politécnico de Viseu já lhes diz qualquer coisa". 

Atributos como o custo de vida da cidade ou a vida académica são alguns dos factores que acabam por fazer a diferença, na captaçao de alunos de outras regiões. "Viseu é o único concelho do Interior que ganhou população nos útimos anos", destaca o técnico do Gabinete de Comunicação do IPV, Joel Marques, antes de concluir: "O Politécnico de Viseu, com os seus 5 mil estudantes, tem um grande impacto nesse crescimento". 

IMG 1277