Voluntariado, Saúde Juvenil, Mobilidade e Tempos Livres: são estas as áreas de relevo no que toca à atuação do IPDJ junto dos jovens.

 

 

“Os jovens têm contacto com competências que desenvolvem de forma menos direta”, começa por afirmar Sílvia Vermelho, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ. É assim que o Instituto do Desporto e Juventude (IPDJ) marca presença junto das faixas etárias mais jovens, através da divulgação de “uma oferta de educação não formal”, acrescenta Sílvia Vermelho, que vê este papel como um complemento à educação formal dos jovens.

“Esta é uma oferta que interessa aos jovens porque estão numa fase da vida que procuram coisas novas”, sublinha Sílvia Vermelho. No stand do IPDJ, os visitantes encontram “uma oportunidade de descontrair”, conversando, inclusivamente, com outros jovens voluntários que esclarecem as suas dúvidas. “Temos 11 voluntários jovens hoje, que são o interface do stand”, complementa a Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ.

 

 

Para incentivar a participação ativa dos jovens na sociedade, o IPDJ lançou uma campanha «Tu também podes ser a presidente do teu clube. Entra em campo.», destinada às jovens mulheres ligadas ao desporto. É de notar que este projeto assume hoje especial relevância para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

 

 Sílvia Vermelho, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, e Voluntários do IPDJ

 

“Muitas dessas jovens são já atletas e assim podem participar na vida ativa da comunidade de uma forma mais direta”, destaca Sílvia Vermelho, que conclui que o IPDJ é “muitas vezes o primeiro contacto que [os jovens] têm com o Estado e com a Administração Pública”.