Que funções? 

Como o nome indica, o ou a Educador/a de Infância tem como responsabilidade orientar e apoiar a classe infantil (definida entre os quatro meses e os cinco anos de idade). Como tal, estes e estas profissionais procuram fomentar o desenvolvimento físico e intelectual das crianças, estimulando-as a descobrir a sua individualidade, ao mesmo tempo que lhes despertam o interesse para o contacto com os outros. 

Para o efeito, desenvolvem actividades de aprendizagem e diversos tipos de jogos lúdicos, contando ainda com o apoio de um/a ou mais auxiliares. O seu trabalho é feito em proximidade com os pais ou encarregados de educação, procurando que o desenvolvimento da criança seja integrado e adequado às suas condições específicas. De resto, a compreensão das necessidades particulares das crianças são a base a partir de qual o educador ou educadora de infância desenha o plano educativo que irá concretizar, bem como avaliar. 

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Que requisitos?

Para desempenhar estas funções será importante, antes de mais, gostar de estar e trabalhar com crianças, bem como possuir um elevado grau de responsabilidade, criatividade e disponibilidade constante. Resiliência para superar obstáculos, procurando estratégias alternativas para a solução de problemas, será também essencial. 

De igual forma, o educador ou educadora de infância deve ter a capacidade de estimular as crianças e despertar-lhes interesse para o contacto com os outros. Como tal, deve estar atento às novidades e tendências, dominando os assuntos de interesse e possibilidades de inovação (a utilização de soluções tecnológicas é, hoje em dia, um exemplo relevante). Por fim, estes e estas profissionais devem ser especialistas em pedagogia e estar preparado para saber responder às necessidades e à curiosidade natural das crianças. 

 

5 profissões para quem gosta de trabalhar com crianças


Conhece cinco saídas profissionais para quem sente que a sua vocação é trabalhar com os mais novos.




Onde exercer?
 

A profissão pode ser exercida em creches e jardins de infância, centros de atividades de tempos livres para crianças em idade escolar e pré-adolescentes, colónias de férias, bibliotecas infantis, serviços e museus, serviços de pediatria em hospitais e clínicas; centros para crianças em risco, entre outros.