Funções: Estuda e domina os diversos elementos que constituem um veículo automóvel, desde o motor, ao chassi, passando pelo quadro, caixa de velocidades, transmissão, direcção, travões, etc., estando preparado para utilizar procedimentos e técnicas tendo em vista a manutenção e reparação de viaturas automóveis. A actividade deste profissional é fundamentalmente prática quando exercida em oficina. Numa perspectiva mais abrangente, um engenheiro de manutenção automóvel pode exercer funções do tipo Chefe e/ou Director de um serviço na área de viaturas automóveis, em empresas importadoras de veículos e todos os outros componentes para os
mesmos, concessionários, frotistas (ligados a empresas de transportes, distribuição, construção, etc.).


Requisitos: Gostar de automóveis; ter experiência na área da reparação automóvel e apreço por lidar com todos os seus componentes e acessórios; formação complementar na área comercial e de relações humanas.


Onde exercer: Preferencialmente, em concessionários e oficinas reparadoras oficiais de marcas; empresas fornecedoras de peças e acessórios, stands comerciais de veículos ou centros de inspecção automóvel.


Mercado de trabalho: Este sector de actividade tem sido preenchido por técnicos com formação em Engenharia Mecânica genérica, existindo, por isso, uma carência no mercado de pessoal qualificado especificamente em Manutenção Automóvel.