Verificar o estado técnico do veículo antes de viajar
Mesmo um automobilista inexperiente pode efetuar uma breve inspeção visual do seu veículo. Desta forma, terá a certeza de que o carro está pronto a circular, o que aumentará a sua confiança durante a condução. Então, qual é a melhor coisa a verificar antes de viajar? Vamos por ordem:
- Em primeiro lugar, vale a pena verificar se o sistema de travagem está a funcionar corretamente. O estado das pastilhas e dos amortecedores afecta diretamente a capacidade de controlo do automóvel, o que ajudará a evitar muitas situações desagradáveis na estrada. O que pode fazer especificamente antes de viajar: a) inspecionar visualmente os discos quanto a danos externos e também prestar atenção à sua cor (se forem azuis, significa que estão a sobreaquecer, devido ao facto de as pastilhas estarem demasiado apertadas); b) pressionar o pedal no motor parado (se for elástico, o sistema está selado e, por conseguinte, funcionará corretamente); c) tentar arrancar e travar a uma velocidade de cerca de 10 km/h (isto dar-lhe-á uma ideia da rapidez e da qualidade do funcionamento dos travões).
- É importante verificar e ajustar constantemente o equipamento de iluminação. É necessário verificar se todas as lâmpadas estão a funcionar e se o ângulo do feixe está ajustado de modo a iluminar a estrada e a não encandear o tráfego em sentido contrário. Isto é especialmente importante com mau tempo e à noite.
- Os pneus. Antes de viajar, verifique se apresentam danos externos e certifique-se de que a altura do piso é de, pelo menos, 5 mm. Além disso, ande sempre com pneus da época. Por último, tenha em atenção a pressão dos pneus. Em primeiro lugar, esta afecta diretamente o comportamento do automóvel. Em segundo lugar, o desgaste uniforme e atempado dos pneus. Em terceiro lugar, a pressão também afecta o consumo de combustível.
- É muito importante manter o nível do óleo do motor baixo. A sua principal função é proteger as peças que estão sujeitas a fricção constante. Se não existisse óleo, o motor do carro sofreria danos irreparáveis em poucos minutos. Para além de lubrificar as peças, este líquido é também responsável por ajudar a evitar a corrosão do metal, constituindo uma espécie de camada protetora. E por último, mas não menos importante, a finalidade do óleo de motor é a sua capacidade de distribuir adequadamente o calor no motor, que é gerado no processo de fricção das peças. Assim, se não for suficiente ou se estiver contaminado, o motor pode sofrer muitos danos. É especialmente "doloroso" quando isto acontece na estrada. O óleo deve ser mudado em cada inspeção técnica ou ao atingir a quilometragem de 10 mil quilómetros (para carros a gasolina) e 8 mil quilómetros (para carros a diesel).
- Certifique-se sempre de que tem consigo todos os documentos necessários para a sua viagem (carta de condução, passaporte técnico, seguro, número de registo do automóvel e passaporte de um cidadão do país).
- A última coisa que gostaria de mencionar neste parágrafo é que deve efetuar sempre a manutenção do seu carro a tempo. É esta ação que lhe permite evitar o aparecimento de avarias graves e eliminar atempadamente os problemas menores. O intervalo de manutenção e a vida útil do automóvel aumentam. Quanto mais cedo forem detectados os defeitos ocultos, maior será a probabilidade de as reparações serem mais baratas.
Um pouco sobre o estacionamento
Comecemos por falar das regras de estacionamento. Sim, foram-lhe ensinadas na escola de condução, mas não será supérfluo repetir algumas delas.
- Uma faixa vermelha riscada sobre um fundo branco ou azul indica que o estacionamento é proibido.
- Não pode estacionar o seu carro 5 metros antes de um cruzamento, 25 metros antes e 5 metros depois de uma paragem de transportes públicos (autocarros) e 6 metros antes e depois de uma estação de elétrico.
- Se precisar de estacionar numa estrada de sentido único, lembre-se de que só pode estacionar no sentido do trânsito.
- Alguns parques de estacionamento só estão abertos entre as 8h00 e as 18h00 com autorizações especiais.
- Estacionar em zonas residenciais também pode ser difícil, uma vez que é necessária autorização dos residentes.
Certifique-se de que, quando estiver a estacionar, o seu carro não interfere com os outros que estão a sair, a abrir portas ou qualquer outra coisa. Isto evitará que o seu carro seja danificado. Quando estaciona, não precisa de se apressar a sair imediatamente - é importante que os principiantes se lembrem da distância entre o seu carro e o obstáculo. Os especialistas aconselham-no a conduzir várias vezes para lá e para cá para comparar os resultados com as suas sensações. Além disso, pratique o estacionamento a partir de diferentes pontos (frente, traseira, canto).
Comportamento na estrada
Lembre-se sempre de manter uma distância segura entre os veículos quando viaja. Uma distância de segurança permite-lhe parar o veículo a tempo sem colidir com o veículo da frente se este travar bruscamente. Deve também utilizar corretamente os sinais de aviso. Aprender os sinais e gestos para comunicar eficazmente com os outros utentes da estrada é um aspeto importante da segurança rodoviária. Permite aos condutores e aos peões trocarem informações e tomarem as decisões correctas na estrada.
Algumas conclusões
Todos estes conselhos parecem uma lista longa e difícil de memorizar. No entanto, com o tempo, tornar-se-ão uma rotina regular à qual nem sequer prestará atenção. O principal em tudo isto é estar a par dos tempos, interessar-se pelas mudanças nas regras de trânsito, prestar atenção às mudanças no comportamento do carro a tempo e comunicar mais com os condutores através de sinais.
Fontes de informação:
Informações úteis sobre o óleo do motor - www.auto-doc.pt