Dentro do carro, mais do que conduzir

 

A condução sempre foi, para muitos, uma atividade social: ouvir música com amigos, fazer road trips ou conversar durante horas numa viagem.

Com os avanços dos sistemas de infoentretenimento, estas experiências tornaram-se ainda mais interativas. Hoje, é possível sincronizar playlists entre carros, responder a mensagens por comando de voz ou até assistir a conteúdos.

Nos carros mais modernos, o cockpit é praticamente um espaço digital, com ecrãs panorâmicos, assistentes de voz e conectividade total, reinventando a experiência social dentro do automóvel.

Gaming: socialização em tempo real e viagens no tempo

Os jogos deixaram de ser solitários. Atualmente, jogar é muitas vezes um ato social, seja em consolas ou em plataformas de gaming como a Stream.

Jogos como Gran Turismo 7 ou FIFA permitem disputar corridas e partidas de futebol em tempo real com pessoas de todo o mundo, replicando a dinâmica competitiva e social dos respectivos desportos.

Além disso, os jogos também têm permitido viver e experienciar épocas passadas através de narrativas que replicam factos e momentos históricos, inclusive, muitos são os jogos que permitem aprender história e levam os jogadores em autênticas viagens no tempo. Assassin's Creed Shadows (passado na época feudal japonesa) ou Civilization (diferentes períodos históricos) são exemplos disso mesmo.


 

 

 

Também os jogos clássicos de casino ganharam nova vida online, mantendo o espírito competitivo e descontraído. A roleta do casino na Betano é um exemplo disso mesmo, oferecendo um interface intuitivo e moderno, onde cada sala simula mesas reais de casino, com diferentes intervalos de apostas, sendo jogadas consoante a variante da roleta (a mais comum na plataforma é a europeia). Além disso, a sala "First Person Roulette" simula a experiência de casino ao vivo. 

Turismo digital: viajar sem sair do lugar

Outra área onde a tecnologia transforma as experiências sociais é o turismo. Através de visitas guiadas em realidade virtual, transmissões ao vivo de museus e cidades ou experiências interativas, é possível “viajar” mesmo que cada um esteja no seu sofá.

Plataformas como o Google Arts & Culture permitem, por exemplo, visitas virtuais a museus como Serralves, explorando cada ponto deste espaço.

Para quem tem mobilidade reduzida ou limitações de agenda, o turismo digital tornou-se uma nova forma de partilhar o mundo com os outros.

A tecnologia está então a aproximar-nos de novas formas. Seja através de um carro inteligente, de um jogo online ou de uma visita virtual, o essencial mantém-se: a vontade de partilhar momentos.

As experiências sociais do futuro não serão menos humanas, apenas mais conectadas, flexíveis e adaptadas aos tempos que vivemos.