Dentro do carro, mais do que conduzir
A condução sempre foi, para muitos, uma atividade social: ouvir música com amigos, fazer road trips ou conversar durante horas numa viagem.
Com os avanços dos sistemas de infoentretenimento, estas experiências tornaram-se ainda mais interativas. Hoje, é possível sincronizar playlists entre carros, responder a mensagens por comando de voz ou até assistir a conteúdos.
Nos carros mais modernos, o cockpit é praticamente um espaço digital, com ecrãs panorâmicos, assistentes de voz e conectividade total, reinventando a experiência social dentro do automóvel.
Gaming: socialização em tempo real e viagens no tempo
Os jogos deixaram de ser solitários. Atualmente, jogar é muitas vezes um ato social, seja em consolas ou em plataformas de gaming como a Stream.
Jogos como Gran Turismo 7 ou FIFA permitem disputar corridas e partidas de futebol em tempo real com pessoas de todo o mundo, replicando a dinâmica competitiva e social dos respectivos desportos.
Além disso, os jogos também têm permitido viver e experienciar épocas passadas através de narrativas que replicam factos e momentos históricos, inclusive, muitos são os jogos que permitem aprender história e levam os jogadores em autênticas viagens no tempo. Assassin's Creed Shadows (passado na época feudal japonesa) ou Civilization (diferentes períodos históricos) são exemplos disso mesmo.
Paths hidden amongst the shadows.
— Assassin's Creed (@assassinscreed) May 2, 2025
What secrets could lie at their end? ?#AssassinsCreedShadows pic.twitter.com/ncMDg2ujAq
Também os jogos clássicos de casino ganharam nova vida online, mantendo o espírito competitivo e descontraído. A roleta do casino na Betano é um exemplo disso mesmo, oferecendo um interface intuitivo e moderno, onde cada sala simula mesas reais de casino, com diferentes intervalos de apostas, sendo jogadas consoante a variante da roleta (a mais comum na plataforma é a europeia). Além disso, a sala "First Person Roulette" simula a experiência de casino ao vivo.
Turismo digital: viajar sem sair do lugar
Outra área onde a tecnologia transforma as experiências sociais é o turismo. Através de visitas guiadas em realidade virtual, transmissões ao vivo de museus e cidades ou experiências interativas, é possível “viajar” mesmo que cada um esteja no seu sofá.
Plataformas como o Google Arts & Culture permitem, por exemplo, visitas virtuais a museus como Serralves, explorando cada ponto deste espaço.
Para quem tem mobilidade reduzida ou limitações de agenda, o turismo digital tornou-se uma nova forma de partilhar o mundo com os outros.
A tecnologia está então a aproximar-nos de novas formas. Seja através de um carro inteligente, de um jogo online ou de uma visita virtual, o essencial mantém-se: a vontade de partilhar momentos.
As experiências sociais do futuro não serão menos humanas, apenas mais conectadas, flexíveis e adaptadas aos tempos que vivemos.