Começa hoje o Study UK Europe: Gateway to the UK - a feira virtual do British Council que, até 13 de novembro, vai permitir a estudantes de toda a europa contacctar com mais de 60 universidades britânicas. De acordo com o British Council, organizador da iniciativa, esta é uma oportunidade de "promover o ensino no Reino Unido, com informação clara e fiável, e um contacto direto entre alunos e universidades".

No total, mais de 7000 estudantes da União Europeia e Espaço Económico Europeu participam nesta primeira edição da feira virtual. O acesso é gratuito para todos os estudantes pré-universitários ou do ensino superior, sublinha o British Council, em comunicado enviado às redações.

O evento conta com palestras onde será possível "aprender mais sobre os processos de candidatura, oportunidades de carreira e os pontos mais importantes no planeamento dos seus estudos".

 

E depois do Brexit?

Um dos focos da informação prestada diz respeito às mudanças pós-Brexit. A partir de 2021, haverá mudanças nas taxas e processos de candidatura aos vistos, destaca a mesma fonte. Apesar destas mudanças, de acordo com números do British Council, 1 em cada 5 estudantes que fizeram o exame académico IELTS pretende "ir estudar para o Reino Unido", mesmo que num contexto de pandemia.

A disseminação de informação sobre estas mudanças é vista estratégica para o British Council. De acordo com os estudos realizados por esta organização, no início de 2020, os estudantes provenientes dos países da UE consideram difícil planear os seus próprios estudos em território britânico, devido à falta de clareza em torno das mudanças acarretadas pela sua saída da UE.

 

 

De igual forma, os dados relativos da organização britânica UCAS, relativos a 2020, mostram que, embora a taxa de aceitação de alunos internacionais, fora da UE, por parte de instituições educacionais do Reino Unido, apresente valores excepcionais, as submissões europeias têm diminuído.  

"A nossa investigação demonstra que os estudantes europeus vêem o Reino Unido como o destino de estudo estrangeiro mais atraente ao ensino das qualidade e empregabilidade. No entanto, os equívocos acerca do processo de candidatura,  as taxas e os requisitos – especialmente após a saída do Reino Unido da UE – podem desencorajar alguns", sublinha a Diretora de Educação do British Council, Maddalaine Ansell, antes de concluir: "O Study UK Europe: Gateway to the UK pretende abordar este assunto, fornecendo [aos estudantes] a informação de que precisam para iniciar o que, esperamos ser, uma jornada incomparável nesta experiência de estudo no Reino Unido".