Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997, JK Rowling) 

Quem é que não ouviu falar de Harry Potter? Talvez algumas pessoas, não descartamos essa hipótese. Mas este é um livro que une gerações e que foi catapultado para o sucesso pouco depois do seu lançamento, tanto que deu origem a um universo tanto nos livros como no grande ecrã. 

Harry Potter conta a história de um jovem feiticeiro órfão, que sobreviveu ao assassinato dos pais, levado a cabo pelo feiticeiro das trevas Lord Voldemort. Durante anos Harry é educado e vive com os Dursleys (tio Vernon, tia Petunia e Dudley, o primo da mesma idade), que lhe infernizam a vida. Tudo parece correr mal a Harry, até uma carta mudar o rumo da sua vida e Harry ser aceita na Escola de Bruxaria e Feitiçaria de Hogwarts. 

O Ladrão de Raios – Percy Jackson e os Olimpianos (2005, Rick Riordan) 

E se os deuses do Olimpo estivessem vivos no século XXI? Percy Jackson é, tal como Harry Potter, uma saga que passou dos livros para o grande ecrã e atualmente tem uma série que está disponível no serviço de streaming Disney+. 

Percy vive com a sua mãe e nunca conheceu o pai. Um dia, numa visita de estudo, vê uma das suas professoras como uma das Fúrias (personagens da mitologia grega) e a partir daí a sua vida muda, descobrindo que é filho de Poseidon, um dos Deuses do Olimpo. Esta descoberta leva-o ao Campo Meio-Sangue, onde vai descobrir mais filhos de deuses e embarcar numa aventura com o sátiro Grover e Annabeth, uma das filhas da deusa Athena. 

 


Outros títulos populares

 Crepúsculo (2005, Stephanie Meyer); The Giver – O Dador de Memórias (1983, Lois Lowry); A Culpa é das Estrelas (2012, John Green); A Bússola Dourada (1995, Philip Pullman); Eragon – Ciclo da Herança (2002, Christopher Paolini)


 

Os Jogos da Fome (2008, Suzanne Collins) 

Um mundo completamente diferente daquele que conhecemos hoje, é o que nos apresenta Os Jogos da Fome, neste universo onde os Estados Unidos da América (EUA), desolados por cataclismos, fomes e guerras, estão agora divididos em distritos e respondem ao centro de poder, o Capitólio. 

Depois de uma rebelião e para controlar os distritos, evitando assim possíveis revoltas, o Capitólio como lembrete realiza todos os anos os Jogos da Fome. Dois jovens, um rapaz e uma rapariga, dos 12 distritos, são enviados para uma arena de onde só um pode sair vivo. No distrito 12, os selecionados são Katniss Everdeen e Peeta Mellark, acompanhando o leitor a experiência pelo ponto de vista da protagonista, Katniss.  

A Rapariga que Roubava Livros (2006, Markus Susak) 

Uma história que tem a Morte como narradora e tem lugar na Alemanha Nazi. Acompanhamos a história de Liesel Meminger, uma jovem que vive com os seus pais adoptivos, Hans e Rosa Hubermann. 

A paixão de Liesel pelos livros surge depois do funeral do seu irmão, onde roubou o primeiro livro. Na altura, a protagonista não sabia ler, mas com a ajuda do seu pai, Liesel aprende a ler e descobre o poder da leitura e das palavras, roubando os livros que os políticos pretendem queimar e roubando também a pessoas com quem trava amizade.