No novo livro de Harriet Dyet - disponível em Portugal numa aposta da chancela Ideias de Ler do Grupo Porto Editora - a escritora larga os direitos das mulheres e da comunidade LGBT que inspiraram os seus anteriores titulos e deixa-se levar pelas questões ambientais. 'Diga Não ao Plástico', 'Say No to Plastic' no título original assinado no ano passado pela autora que vive em Brighton, ficamos a conhecer 101 ideias simples para reduzir o uso de plástico no dia a dia. Tratam-se de alternativas sem custos adicionais, produtos disponíveis em todas as lojas e soluções que podes criar pessoalmente em casa. "Dê o primeiro passo. O planeta agradece", incita a obra. 

Usar sabonete em vez de gel de banho, escovas de dentes e cotonetes de bambu, vinagre para limpar a sanita, sacos de pano para ir às compras, pipocas para embalar artigos frágeis e comer gelados só de cone (e não num copo) são algumas das dicas avançadas nos capítulos Plásticos do Dia a Dia, Casa Sem Plástico, Fora de Casa, Ocasiões Especiais, Ativismo e Transformar. Aqui são ensinadas "ideias engenhosas" como fazer uma sacola a partir de uma t-shirt, floreiras a partir de garrafas de plástico ou candeeiros com colheres de plástico.

diga nao

Esta obra explica as razões pelas quais o consumo de plástico é uma das maiores ameaças à preservação do meio ambiente. Mais de um milhão de aves e mamíferos marinhos morrem todos os anos por causa dos detritos existentes nos oceanos e, por exemplo, o plástico que entra todos os anos nos aterros daria para circundar o mundo quatro vezes. Já este ano a autora lançou 'Say No to Waste', ou 'Diz Não ao Desperdício' numa tradução literal.