Para Paulo Pereira, Coordenador Nacional da Campanha Olhe pelas Suas Costas “o uso dos saltos influencia a postura e o funcionamento da coluna lombar. Ao usar um sapato com salto alto, o peso do corpo fica apoiado principalmente na parte da frente do pé. Dessa forma, tende a haver um desequilíbrio para a frente, o que obriga a uma alteração da posição do joelho, da anca e da coluna lombar, que pode contribuir para o agravamento dos sintomas na região lombar.”

Ainda acrescenta: “As adolescentes usam cada vez mais saltos altos diariamente e não de forma ocasional, sem se preocuparem com as consequências que este facto pode ter na sua coluna. Os saltos finos, ao reduzirem a base de sustentação, contribuem ainda mais para este problema, uma vez que diminuem a estabilidade do contacto do pé com o solo”.

”Um salto com uma altura até 3 cm e de preferência de base larga é mais saudável e adequado para o uso diário”, recomenda o especialista.

Um estudo realizado recentemente indica que sete em cada 10 mulheres sofrem de dores na costas, o que em termos percentuais representam 72,4 % da população portuguesa, sendo que quase metade dos portugueses admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com dores nas costas.