Ao fim de cinco dias, depois de experiêncais e aprendizagens intensas, o espírito interessado dos 24 estudantes participantes da Leiria-in continuou presente. Divididos por grupos, foi tempo de rumar a duas escolas do Politécnico de Leiria: a ESTG (Escola Superior de Tecnologia e Gestão) e a ESS (Escola Superior de Saúde).
Na primeira paragem, a ESTG, os grupos foram recebidos pelo coordenador do curso de Engenharia Automóvel, Luís Serrano, que, após fazer uma breve introdução ao curso e ao que se iria passar naquela atividade, garantiu que a manhã seria bastante interessante para os amantes dos veículos de quatro rodas: “estamos num sítio em que se respira automóveis”.
E assim foi durante toda a tour que os levou pelos espaços dedicados à prática deste curso e em que puderam conhecer o projeto Formula Student, uma competição universitária de criação de carros de Fórmula 1 que acontece a nível internacional.
A atividade seguinte levou os estudantes até ao Laboratório de Robótica para “conhecer o futuro desta área”, como explicou o professor Carlos Neves. A tecnologia surpreendeu os participantes, mas o centro das atenções foi o “jogo do galo 4.0”. Um robô programado para jogar o tradicional jogo do galo contra quem o quisesse desafiar. Escusado será dizer quem saiu como o grande vencedor…
Do outro lado do Campus 2, na Escola Superior de Saúde, surgiu uma das novidades do Leiria-In: uma atividade prática sobre nutrição e alimentação saudável. Recebidos por docentes da área, os estudantes do secundário refletiram sobre os seus próprios hábitos de consumo, conhecendo a importância dos rótulos e a forma de os interpretar.
Sendo esta uma geração cada vez mais atenta para a questão da sustentabilidade, desperdício alimentar e hábitos alimentares amigos do ambiente, a participação dos estudantes nesta atividade foi especialmente reveladora dos cuidados que estes têm no que toca às suas escolhas alimentares e de consumo.
Antes de todas as despedidas, entre dedicatórias escritas nas t-shirts e cadernos do Leiria-In, realizou-se o encerramento da academia, em que cada equipa apresentou o seu hino, que tinham vindo a desenvolver desde quarta-feira. Foram também entregues os certificados de participação, mais uma das recordações que levam desta semana.
Para terminar em grande, o resto da tarde foi passado na praia de São Pedro de Moel. Apesar do tempo menos favorável, houve tempo para um último convívio e muitas fotografias.