P
ara que fiques a conhecer, por dentro, todo o funcionamento da Justiça, a Forum Estudante dinamiza mais uma edição do projeto Justiça para Todos. Durante o ano letivo, as equipas participantes começam por escolher um dos 14 casos propostos para julgamento. Depois, chega a altura de encarnar as diversas personagens – vítimas, acusados, advogados ou testemunhas. Apenas o papel de juiz não será atribuído, uma vez que será desempenhado por um juiz verdadeiro que, no final, dará a sua sentença e explicará todos os detalhes e procedimentos envolvidos.  

Os casos são variados e ligam-se a temas como a violência no namoro, o bullying ou as redes sociais, mas também a assuntos como a linguagem e os crime de ódio/intolerância, o tráfico de seres humanos e a liberdade religiosa. Durante as atividades, vais poder apurar o teu sentido da Justiça, compreender o processo legislativo e o papel dos tribunais, conhecer os dilemas da Justiça (do risco de erro à procura da verdade) ou ainda desenvolver as capacidades de análise de um problema e de argumentação de um ponto de vista. 

 


Para saber mais sobre o Justiça para Tod@s, clica aqui.


 

Depois da preparação do caso e dos papéis a desempenhar pelos vários intervenientes do julgamento, chega a hora de colocar em prática. A simulação do julgamento será realizada em tribunal ou por videoconferência, dependendo dos constrangimentos colocados pela pandemia da Covid-19. Ao longo dos últimos anos, milhares de estudantes já participaram nesta iniciativa. Podes ficar a saber mais em www.justicaparatodos.net  

 

 Objetivos do Programa Justiça para Todos
#1 Reforçar o valor da participação e cidadania
#2 Promover valores democráticos através da compreensão do Estado-de-Direito
#3 Aproximar os jovens e o sistema judicial
#4 Despertar a consciência para a importância dos Direitos Humanos