Mais um dia no campus do Politécnico de Santarém, mais uma série de atividades que estimulam a racionalidade e a imaginação. Foi no Centro de Recursos da ESES que o programa foi apresentado aos participantes pela professora Teresa Cavalheiro. De seguida, juntou-se ao espaço a Diretora da Escola, Susana Colaço, que reforçou o facto de se tratar de um programa ambicioso, que daria a conhecer as instalações da ESES e aquilo que por lá se faz. O seu discurso foi marcado pelo enaltecimento da Educação enquanto área multidisciplinar: “A educação é o futuro. E se nós queremos mudar a nossa sociedade e o nosso mundo, temos de começar pelos mais novos. É a arma mais poderosa que nós temos para atuar na sociedade, no mundo, e para os mudar.” Acredita que essa mudança de paradigma se prende pela intervenção dos mais novos e, por isso, a ESES assegura infraestruturas que fornecem aos estudantes uma rede de apoio, mesmo no caso de situações socioeconómicas complicadas. A docente acrescentou ainda que os professores da instituição procuram ser inovadores do ponto de vista pedagógico e, por fim, deixou o desejo de um dia muito divertido, naquelas que são as “salas de aula do futuro”.

IPSantarém 360º 3 02

O grupo foi dividido em dois e seguiram-se o circuito ecológico e as atividades de robótica nos Creative Labs. No caso do percurso interpretativo, a professora responsável, Elizabete Linhares, começou por pedir aos participantes que, no seu entendimento, explicassem a relação entre conhecer, preservar e valorizar. Depois, contextualizou-a na lógica de uma perspetiva ambiental: “Se não tivermos conhecimento sobre aquilo que vamos estudar, explorar, ou sobre aquilo que nos envolve, não vamos sentir a necessidade de o proteger; e se não o protegermos, não o estamos a valorizar.” Em grupos de cinco elementos, os alunos foram desafiados a encontrar na envolvência um exemplo de sustentabilidade na natureza. Por entre o solo, água e bancos feitos com troncos de árvores, discutiram-se ideias sobre desenvolvimento sustentável e problemáticas ambientais – as respetivas consequências e a interligação com o comportamento humano.  Segundo a docente, a chave é "envolver os alunos em problemáticas com as quais se identifiquem, para que depois possam desenvolver um plano de intervenção que as solucione. Temos o conhecimento, temos a consciência, mas falta a ação”. O resto da atividade incidiu na análise da qualidade do ar, através da identificação dos bioindicadores líquenes – as suas presença, quantidade e distribuição fornecem indicações sobre a importância de impactos ambientais, tendo em conta que existe uma correlação entre a diversidade destes organismos e a concentração de contaminantes.

IPSantarém 360º 3 03

Em paralelo, decorreram duas atividades dedicadas à robótica nos Creative Labs do edifício. As professoras Maria Clara Martins e Marisa Correia criaram quatro dinâmicas alusivas à programação por blocos e à linguagem Scratch, no âmbito do trabalho interdisciplinar que a Escola desenvolve. Os jovens definiram linhas de código para os robôs executarem, como forma de desenvolvimento do pensamento computacional. Guiaram-se robôs por labirintos, desenharam-se mapas de cores que os obrigavam a seguir determinado caminho e ainda houve corridas entre eles – a professora Susana tinha razão: o dia estaria a ser divertido.

IPSantarém 360º 3 04

Depois de almoço, chegou a altura da apresentação da oferta formativa da ESES e da visita-guiada a esta Escola. Desde um escape room em desenvolvimento – que simulava as várias fases de uma entrevista de emprego – ao laboratório de vídeo: o terceiro dia desta Academia IPSantarém 360º não podia estar mais recheado de novas experiências.

IPSantarém 360º 3 05

A próxima paragem foi a sala de desenho. Com a ajuda da professora de artes Teresa Cavalheiro, os alunos imergiram no submundo do desenho criativo e, tendo por base rabiscos e as sombras de um retroprojetor, improvisaram verdadeiras obras de arte. Teresa considera que “a formação artística é fundamental, até para o desenvolvimento da criatividade” e confessa que a sua "grande batalha” é evidenciar a importância das expressões artísticas, uma vez que se trata de uma área “adormecida” em termos de ensino. Afirma ainda que apesar da notável interdisciplinaridade característica da ESES, a alteração de estatuto da arte na sociedade terá de partir de uma mudança de paradigma da cultura em geral.

IPSantarém 360º 3 06

Após um lanche no qual se reviram as imagens captadas no laboratório de vídeo, foi hora de reunir com as psicólogas Patrícia Januário e Paula Oliveira para um desafio: responder às perguntas impostas por dois casos de estudo relacionados com impasses na vida académica de dois estudantes.

IPSantarém 360º 3 07

Depois de um dia destes, terminar com um momento de partilha que unisse o grupo tratar-se-ia da cereja no topo do bolo. Com o nome informal IPSantarém Talent, a noite terminou com a demonstração de talento dos participantes. Bailarinos, cantores e comediantes: houve de tudo um pouco. Será que alguns já encontraram o seu futuro caminho profissional? É esperar pelo fim desta Academia para descobrir!