A Universidade Portucalense (UPT) anunciou o lançamento de dois projetos para promover a saúde mental e combater o abandono escolar no Ensino Superior. Os programas "Acessibilidade, Cooperação e Conexões para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior" e “+Sucesso@UPortucalense” pretendem acompanhar os alunos durante o seu percurso no Ensino Superior, procurando garantir o seu bem-estar e saúde mental, enquanto se promove o sucesso e se combate o abandono escolar.

Em comunicado, a UPT partilha que, o primeiro programa, intitulado “Acessibilidade, Cooperação e Conexões para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior", “surge da necessidade de proporcionar apoio especializado aos estudantes que enfrentam desafios emocionais, sociais e académicos”. Através de estratégias de prevenção e intervenções especializadas, o objetivo deste programa é orientar e apoiar os alunos “respondendo às necessidades de estudantes em possíveis situações de risco”.

Já o programa "+Sucesso@UPortucalense" tem como objetivo apoiar a integração académica dos novos estudantes, de maneira a promover o sucesso escolar e a combater o abandono no 1º ano do Ensino Superior. Segundo a UPT, este é um projeto que abrange quatro eixos de ação fundamentais, sendo eles “a promoção do apoio à integração académica, a capacitação docente em inovação pedagógica, a predição de situações de abandono e a monitorização do desenvolvimento, adaptação e sucesso dos estudantes”.

O reitor da UPT, Fernando Ramos, afirmou que “na Universidade Portucalense, assumimos um compromisso inequívoco com o bem-estar e o sucesso dos nossos estudantes”. “Estes dois projetos refletem essa dedicação em fornecer apoio abrangente e soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos nossos alunos e estamos confiantes de que irão contribuir significativamente para um ambiente de aprendizagem mais saudável, inclusivo e propício ao desenvolvimento pessoal e académico”, destacou ainda.