O docente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), José Ferreira, foi distinguido no âmbito da 29ª edição do Prémio Inovação Jovem Engenheiro, promovido pela Ordem dos Engenheiros – Região Sul, por uma investigação desenvolvida na NASA, agência espacial dos Estados Unidos.

O júri reconheceu assim o trabalho “Análise de Imagens por Inteligência Artificial para Medições Angulares em Túneis de Vento”. Esta nova ferramenta, garante o investigador, “permite o acesso com custos reduzidos a um método de medição consideravelmente preciso para ensaios em túneis de vento, que são, por natureza, de elevada complexidade e muito dispendiosos”.

 

O investigador da FEUP, Aires Colaço, venceu o Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2019

 

Isto porque a solução proposta recorre “a uma simples câmara fotográfica e a um computador portátil e permite calcular parâmetros cruciais através de um algoritmo de inteligência artificial”, acrescenta José Ferreira. A ferramenta terá aplicações na instituições de ensino superior e indústria. 

Para além de docente do IPS, José Ferreira é engenheiro de sistemas espaciais na equipa que se encontra a desenvolver o primeiro micro-satélite português, o Infante, sendo também coordenador do grupo de trabalho internacional em Commercial Space, da organização Space Generation Advisory Council.

Lançado em 1990, o Prémio Inovação Jovem Engenheiro visa galardoar anualmente o melhores trabalhos de investigação elaborados por licenciados em Engenharia com menos de 35 anos. No total, foram distinguidos cinco trabalhos.