As atividades estão de regresso à quinta em Refoios do Lima, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), em Ponto de Lima. ADocentes e estudantes vão participar nas vindimas que, destaca o IPVC, em comunicado, representam "um momento de convívio entre docentes e alunos da instituição, tratando-se de uma forma de acolhimento e de inserção".

Por outro lado, a instituição destaca a possibilidade de "todos conhecerem os espaços da instituição e uma oportunidade de todos poderem usufruir de um dia de vindima", através desta atividade de três dias, que se realiza na vinha da Escola Superior Agrária, sita no mosteiro de Refóios do Lima. "A ESA-IPVC garante todas as medidas para o cumprimento das orientações da Direção-Geral de Saúde em relação à pandemia da Covid-19", assegura ainda a mesma fonte.

 

 

A diretora da ESA-IPVC, Isabel Vallin, sublinha este é mais uma "passo para o retorno da normalidade”. “Neste ano marcado pela pandemia da Covid-19, que levou à suspensão de toda a atividade presencial em meados de março, a ESA-IPVC pretende, desta forma, retomar a sua atividade normal com a realização das vindimas, abertas ao público em geral e à comunidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em particular”, destaca.

A diretora da Escola Superior Agrária recorda que as vindimas são já um marco na escola. “A retoma das atividades presenciais na ESA-IPVC vai ser festejada com a realização das tradicionais vindimas, em ambiente de celebração e convívio, dando continuidade a uma tradição que atravessa gerações e que representa um dos mais caraterísticos momentos da etnografia portuguesa. Assim, convidamos a comunidade académica do IPVC (alunos, docentes e funcionários), a participar neste evento que marca o início deste novo ano letivo”.